Fundador do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ), é homenageado

Prefeitura Municipal inaugura creche com o nome do padre Luiz Yabar

O padre Luiz Yabar, um dos jesuítas responsáveis pela construção do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), recebeu uma homenagem da Prefeitura Municipal que, no dia 22 de junho, inaugurou a Creche Pe. Luiz Yabar.

“Nós nos sentimos muito gratificados com essa homenagem, pois o padre Yabar foi um homem muito ativo, de importância não só para o Colégio Anchieta, que ajudou a construir, mas também para a cidade de Nova Friburgo (RJ). Aliás, o nome dele está ligado, inclusive, às origens do futebol no Brasil”, conta o padre Toninho Monnerat, diretor geral do Colégio Anchieta.

Grande responsável pela construção do prédio principal do Colégio Anchieta, o personagem histórico já deu nome a uma antiga escola em Nova Friburgo, a Escola Municipal Pe. Yabar, situada no bairro de Olaria. Anos depois, o terreno da escola foi comprado por uma empresa que construiu outra instituição no lugar. Com essa mudança, a nova escola deixou de homenagear o jesuíta de importância histórica para a cidade, e passou a se chamar Escola Canadá, país de origem da empresa.

24.06.2016-colegio-anchieta-rio-padre-yabar-jovemPadre Luiz Yabar

Filho de uma grande família peruana, Luiz Yabar nasceu em Cusco (Peru), no dia 11 de outubro de 1856. Ainda muito jovem foi para um seminário em Roma (Itália), onde fez seus primeiros estudos. Lá conheceu a Companhia de Jesus e decidiu torna-se jesuíta.

Ao ingressar na Ordem religiosa, o jovem Yabar foi para o noviciado, na cidade francesa de Chateaux des Alleux. Em 1887, concluiu os estudos de Teologia, ordenando-se sacerdote em 13 de agosto, em Roma (Itália). Anos depois, o jesuíta viria para o Brasil, onde atuaria nos colégios São Luís, em São Paulo, e Anchieta, no Rio de Janeiro.

No Colégio Anchieta, padre Yabar acompanhou o início e o término da construção do atual prédio principal. Como reitor da instituição fundou a 1ª revista colegial Aurora Collegial, além de receber o célebre Ruy Barbosa como paraninfo de turma. Em Nova Friburgo (RJ), dedicou-se também à pastoral do atendimento espiritual.

 

Fonte: Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ)