ETE FMC inaugura laboratório de prototipagem

Ambiente do Protolab estimula a criatividade dos alunos

16.06.2016-ete-protolab-2-1

A ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa) apresentou a seus alunos o Protolab – Laboratório de Prototipagem, que estimulará a criatividade dos estudantes. O ambiente disponibiliza de ferramentas como impressora 3D, furadeira mecânica, máquina fresadora e outros equipamentos, que permitem a criação de peças mecânicas e placas de circuito impresso (PCI) de maneira rápida e eficiente.

16.06.2016-ete-protolab-1-2O Protolab possui um dos mais modernos softwares para a execução dos trabalhos: o programa Altium, que projeta desde o esquema elétrico até a visualização em 3D da PCI. O novo software também estará disponível nos computadores do Centro de Estudos. “Esse novo laboratório vem suprir as necessidades da instituição, especialmente por conta da PROJETE. O ambiente possibilita aos alunos a profissionalização na confecção de placas, antes feitas de maneira manual; além do projeto e construção de peças mecânicas”, explica o professor Eduardo Abranches, coordenador dos cursos técnicos.

Hoje, muito se fala em Fab Lab – uma tendência que chegou ao Brasil em 2011 e vem conquistando espaço.  Fab Lab é um laboratório de criação que reúne pessoas de diversas áreas para que possam, em colaboração, materializar ideias com a fabricação digital. Segundo o professor Eduardo, o Protolab, segue a mesma linha dos Fab Lab, pois oferece condições para que o usuário traga sua ideia e produza peças mecânicas com a utilização da impressora 3D.

Além dos alunos da ETE FMC, empresas e pessoas físicas também poderão solicitar serviços ao Laboratório de Prototipagem, que será gerenciado pelo CEDEN (Centro de Desenvolvimento e Negócios da ETE FMC), e que contará com um instrutor, formado pela própria instituição, que dará apoio técnico aos usuários.

 

Fonte: ETE FMC