Sala de aula na praia

Curso de Biologia Marinha completa 41 edições no Colégio Loyola

10.06.2016-colegio-loyola-biologia-2

Criado nos anos 1970, o Curso de Biologia Marinha do Colégio Loyola está completando 41 edições. Durante esse período, mais de 2 mil alunos participaram da iniciativa que incentiva o espírito de investigação científica e preservação ambiental

A última edição, realizada entre os dias 11 e 15 de maio, reuniu um grupo de 49 participantes, que viajaram até Angra dos Reis (RJ). A visita ao litoral fluminense possibilitou aos estudantes realizar, com supervisão de professores, um mergulho em profundidade, assim eles conseguiram explorar os conceitos trabalhados nas aulas teóricas e práticas e que envolvem conceitos de Física, Geografia, Sustentabilidade e Biologia.

O professor de Biologia e assessor da área de Ciências da Natureza, Ricardo Luiz Prata Pontes, explica que o curso envolve vários setores do Colégio com meses de preparação, tendo foco interdisciplinar e na formação integral. Os alunos são acompanhados por uma equipe de seis professores em média, e o resultado é uma experiência que marca e até passa de geração para geração. “Minha mãe participou quando era aluna do Loyola, e desde pequeno eu escuto as histórias. A experiência foi enriquecedora não só porque eu comecei a gostar mais de temas ligados à Biologia, mas também pela convivência próxima com amigos, colegas de outras séries e professores”, conta Leonardo Martins, aluno da 2ª Série do Ensino Médio.

Aspectos como a convivência em grupo, a postura em sala de aula e o desempenho acadêmico são levados em conta no processo seletivo conduzido por uma comissão avaliadora, formada por coordenadores de série e professores. A divulgação das inscrições é feita cerca de dois meses antes, e os alunos que já participaram de edições anteriores não podem mais pleitear vaga, para que as turmas possam se renovar sempre. Para o professor Ricardo Prata, “o Biologia Marinha traz também um aprendizado de convivência longe de casa, com partilha de espaço, refeições e experiências”, define.

 

Fonte: Colégio Loyola