1ª Etapa dos EE reúne jovens em Sinop (MT)

Para os participantes, foi um tempo de silenciar e sentir a presença de Deus

07.06.2016- EE_Sinop

Entre os dias 21 e 22 de maio, cerca de 20 pessoas participaram da 1ª Etapa dos Exercícios Espirituais (EE) para Jovens, no município de Sinop (MT). Nas palavras dos próprios participantes esse foi um tempo de silenciar, de voltar-se para o mundo interior e “sentir a presença de Deus na brisa suave”.

O escolástico Marcos Venturini, SJ, colaborador do Centro MAGIS de Juventude, em Goiânia (GO), disse que a 1ª etapa dos EE é um tempo para apropriar-se de um jeito de rezar, marcado pela generosa entrega à escuta do Senhor. Para os jovens, foi um tempo de sentir-se amado incondicionalmente e desejar corresponder a esse amor, mergulhando no profundo desse mistério.

“Um tempo de busca”, assim partilhou um dos participantes. Outro jovem afirmou que: “foi um tempo de buscar reconhecer a vontade de Deus em minha vida e buscar realizá-la”. “Uma oportunidade de aprofundamento na fé e na amizade com Jesus”, confessou outro jovem. Os participantes expressaram o desejo de conhecer mais os Exercícios Espirituais e recordaram os momentos do retiro: “foi um período marcado pelo ânimo, pela generosidade e pelo comprometimento”.

O jesuíta Marcos Venturini lembrou da alocução do papa Bento XVI aos membros da 35ª Congregação Geral (CG), no discurso o pontífice afirmou que os Exercícios Espirituais de Santo Inácio: “são um dom que o Espírito do Senhor concedeu à Igreja inteira. Eles representam uma via e um método particularmente precisos para procurar e encontrar Deus em nós, à nossa volta e em todas as coisas, com a finalidade de conhecer a Sua vontade e pô-la em prática”.

Segundo o escolástico, ao término da experiência, todos estavam convencidos que a “espiritualidade inaciana é uma das maiores riquezas que temos”. Para ele, “oferecê-los à juventude deve ser um imperativo, traduzindo-se em um serviço aos jovens e à Igreja”.