Reitor da Unicap cumpre agenda internacional na Europa

Padre Pedro Rubens visitou Portugal, Itália, França e Bélgica

08.06.2016-unicap-reitor-viagem

O padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira (foto), reitor da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) e presidente da FIUC (Federação Internacional das Universidades Católicas) cumpriu uma série de compromissos internacionais, entre os dias 24 de maio e 8 de junho.

Durante esse período, o jesuíta participou de uma conversa com o padre José Tolentino Mendonça. No encontro, realizado em Lisboa (Portugal), eles falaram sobre o projeto da publicação, em português, do livro Vaticano 2. Em Salamanca (Espanha), padre Pedro Rubens participou de uma assembleia da FIUC.

Em Roma (Itália), o reitor da Unicap participou do Congresso Mundial do programa Schola Occurientes, criado pelo papa Francisco, quando ainda era cardeal de Buenos Aires (Argentina). O programa busca levar a construção da cidadania, por meio de ações que procuram construir pontes de diálogo e reconciliação. O evento contou com a participação de representantes de 30 universidades de vários países, sendo duas brasileiras, entre elas a Unicap. Além de padre Pedro Rubens, a Unicap foi representada pelo padre Marcos Augusto Brito Mendes, que atua na Divisão de Ação Social.

Ainda em Roma, o jesuíta conversou com o reitor da PUG (Pontifícia Universidade Gregoriana), padre François-Xavier Dumortier, e se encontrou com jesuítas brasileiros.

Em Paris (França), participou de uma reunião do Conselho Executivo da FIUC para escolha do novo secretário geral. Encontrou-se também com jesuítas brasileiros e conversou com o ex-diretor de sua tese defendida na França há 15 anos. Os compromissos na França terminaram após uma audiência com o reitor do Centre Sèvres – Faculdade Jesuíta de Paris.

Na Bélgica, padre Pedro Rubens participou de um encontro com dirigentes de instituições de ensino superior jesuíta.

 

Fonte: Assecom (Assessoria de Comunicação da Católica)