Caminhada ‘Passos de Anchieta’ reúne peregrinos

Centenas de pessoas reviveram o trajeto percorrido por São José de Anchieta

03.06.2016-passos-de-anchieta-4A

Em sua 19ª edição, a caminhada ‘Passos de Anchieta’ reuniu cerca de 3,5 mil pessoas, entre os dias 26 e 29 de maio. No total, os andarilhos percorreram 100 km entre as cidades de Vitória e Anchieta, no Espírito Santo. Ao final da caminhada, todos os participantes foram recepcionados no Santuário Nacional de Anchieta.

Na missa do Andarilho, realizada no dia 29, o padre Cesar Augusto dos Santos, reitor do Santuário Nacional de Anchieta, afirmou que: “tal como Salomão, na leitura de hoje, roga a benignidade de Deus sobre todos, judeus ou não. O Santuário segue este exemplo e por isso é um lugar de encontro, com Deus e os irmãos, para todas as pessoas de boa vontade, independente da religião. O mais importante é a humildade e a fé em Deus”.

Primeiro roteiro cristão das Américas

A caminhada, realizada anualmente durante o feriado de Corpus Christi, é organizada pela ONG ABAPA (Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta). O trajeto dos ‘Passos de Anchieta’ é considerado o primeiro roteiro cristão das Américas.

O objetivo é reviver o percurso que São José de Anchieta realizava para cuidar do colégio São Tiago no século XVI. Na época, denominado como Caminho das 14 léguas, Anchieta percorria o trajeto duas vezes por mês, junto com os guerreiros temiminós, na missão de cuidar do colégio, erguido na Vila da Nossa Senhora da Vitória, hoje transformado no Palácio do Governo, na cidade de Vitória.

O roteiro, resgatado em 1998, vem se consolidando como uma rota perene, a ser percorrida ou conhecida a qualquer época do ano. Os idealizadores do projeto conceberam uma caminhada anual para efeito de promoção da iniciativa cujo número de participantes é crescente a cada edição. É possível fazer a caminhada em outras épocas do ano também. Para saber mais acesse: www.abapa.org.br.

Clique aqui e veja mais fotos da 19ª Caminhada ‘Passos de Anchieta’.

 

Fonte| Santuário Nacional de Anchieta/ ABAPA/ G1