Projeto do Colégio Loyola promove cidadania

Iniciativa amplia o conhecimento dos alunos sobre o funcionamento do poder público

30.05.2016-colegio-loyola-projeto-1

Os alunos do Colégio Loyola têm a possibilidade, por meio do Projeto de Formação para a Cidadania, de aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento e a importância do poder público para a sociedade. A iniciativa, que envolve estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental até a 2ª Série do Ensino Médio, ajuda os jovens a refletir sobre o papel dessas instituições no Brasil.

Prestes a entrar no Ensino Médio, a aluna do 9º Ano, Érika Sena, questiona “O cidadão tem direitos e deveres. Mas como garanti-los?”. Nesse contexto, o projeto Formação para a Cidadania incentiva o pensamento crítico dos alunos.

Em cada série, a iniciativa trabalha de forma específica. No 9º Ano, por exemplo, as turmas desenvolvem o Magis de Cinema: Formação para Cidadania. “De maneira interdisciplinar, ele permite conhecer a estrutura do poder público e sua importância, além de educar a sensibilidade dos jovens para ver que o mundo é rico em diversidade”, explica a coordenadora do 9º Ano, Rose Furtado.

“Com todo o universo de informações que está disponível hoje, a escola, a família e o aluno devem estabelecer um diálogo que colabore para a formação da capacidade de abstração e síntese, essencial para a consciência da cidadania”, acrescenta o professor de Redação, Francisco Assunção.

Em maio, os alunos visitaram sete instituições:

  • Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Câmara Municipal de Belo Horizonte
  • Cidade Administrativa
  • Ministério Público de Minas Gerais
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Tribunal Regional Eleitoral
  • Tribunal Regional do Trabalho

 

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Fonte: Colégio Loyola