Encíclica Laudato Si’ é tema do novo livro do Pe. Josafá Siqueira

Obra reúne 12 artigos do reitor da PUC-Rio sobre o documento papal

27.05.2016-padre-josafa-livro-3-a

Ser uma chave de leitura para aqueles que desejam se aprofundar no conteúdo da Encíclica Laudato Si’. Essa é a proposta do livro Laudato Si’: um presente para o planeta do reitor da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), padre Josafá Carlos de Siqueira.

Lançado pela Editora PUC-Rio, em edição bilíngue, a obra reúne 12 artigos sobre o documento papal e tem a proposta de divulgar os principais capítulos da Encíclica com uma linguagem mais acessível e direta. O documento foi divulgado pelo papa Francisco em 2015 e discute a importância de cultivar uma consciência ecológica.

Cumprindo uma promessa feita ao pontífice, padre Josafá desempenha hoje, no Brasil, o papel de divulgador das questões sociais e ambientais da Laudato Si’, além de ser um dos grandes especialistas no assunto. Segundo o jesuíta, escrever o livro em edição bilíngue é importante para aumentar o alcance internacional da obra, pois isso possibilita que as pessoas percebam a riqueza e a grandeza do documento.

Padre Josafá já realizou mais de trinta palestras sobre a Encíclica, inclusive na COP-21, realizada em Paris (França), em novembro de 2015. “Eu agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade. São coisas que Ele faz acontecer na nossa vida em determinado momento. Hoje, eu percebo que tenho essa missão de difundir o pensamento da Encíclica Laudato Si’ nos meios acadêmicos, científicos e de comunicação”, afirma padre Josafá.

27.05.2016-padre-josafa-livroO jesuíta acredita que o livro poderá ajudar as pessoas a tornar o mundo mais justo e ecologicamente sustentável. “Por meio de uma leitura mais minuciosa da Encíclica do papa Francisco, vamos encontrar muitos valores ético-religiosos, explicitados dentro de uma visão sistêmica da realidade social e ambiental, sobretudo de todos nós que habitamos planetariamente essa casa comum”, explica.

Ligado a questões ecológicas, padre Josafá criou, em 1999, o NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente), que tem como objetivo ser um local de discussões interdisciplinares sobre as questões socioambientais dentro da PUC-Rio. “O NIMA é o órgão que criei e deleguei a função de poder fazer as ações diretas sobre a ética ambiental na instituição. Agora, eles estão fazendo um estudo e uma reformulação da agenda ambiental para adequar com os apelos da Encíclica”, ressalta.  

O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura da Vaticano, que ministrou uma Aula Magna na PUC-Rio, em abril, disse que, atualmente no mundo, o jesuíta é o maior especialista sobre a Laudato Si’.

 

Serviço

Laudato Si’: um presente para o planeta

Autor: padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ

Editora PUC-Rio

141 páginas

Preço: R$ 20

Os interessados em adquirir a obra poderão encomendar o livro diretamente com a Editora PUC-Rio, pelo telefone (21)3527-1838/1760 ou pelo e-mail: edpucrio@puc-rio.br.

 

Fonte: Projeto Comunicar PUC-Rio/ jornaldapuc.vrc.puc-rio.br

Foto: PUC-Rio/Nina Cardoso