FLACSI celebra 15 anos de fundação

Federação Latino-Americana dos Colégios da Companhia de Jesus lança vídeo institucional

A FLACSI (Federação Latino-Americana dos Colégios da Companhia de Jesus) celebra 15 anos de existência em 2016. A organização nasceu para impulsionar a colaboração das redes e dos colégios jesuítas, por meio de uma identidade partilhada, fundamentada na proposta da pedagogia inaciana.

A FLACSI está presente em 19 países por meio de 90 instituições educativas

O vice-presidente da FLACSI e reitor do Instituto Oriente do México, padre Saúl Cuautle, afirma que a identidade da organização se baseia na proposta educativa da Companhia de Jesus que impulsiona a educação no mundo há mais de quatro séculos. “Após 15 anos, o mais importante em termos de fortalecimento é que vários colégios têm conseguido confluir em uma experiência educativa de missão comum. O aporte de cada um se transformou em um único corpo latino-americano, em nível de crescimento, de maturidade, e de partilha de experiências”, enfatiza padre Saúl.

Para o jesuíta, o diálogo é muito importante no fortalecimento do sentimento de pertencimento. “A troca que se estabelece em cada reunião, em cada encontro de homólogos (acadêmicos, pastoral, administrativos e reitores) permite partilhar aquilo que nos une na missão diária”, explica.

Padre Saúl ressalta que a contribuição de cada colégio membro da FLACSI é importante para continuar a construção do corpo regional, “eles são os atores principais do trabalho da Federação”, afirma.

 

Veja o vídeo institucional e conheça mais sobre a FLACSI:

Fonte| www.flacsi.net