FEI conquista 1º lugar em concurso

A instituição participou da competição realizada nos EUA pela primeira vez

02.05.2016-fei-destaque-internacional

A equipe APO (Aparato de Proteção ao Ovo) do Centro Universitário FEI ganhou a Fiber-reinforced Bowling Ball Contest, competição norte-americana realizada durante a edição de 2016 da Convenção do American Concrete Institute (ACI), em Milwalkee, EUA.

Participaram do evento 52 equipes de diversos países, que tiveram que projetar, confeccionar e apresentar o projeto de uma bola de boliche feita de concreto reforçado com fibras para uma plateia de profissionais da indústria do concreto.

Composta por cinco estudantes, a equipe da FEI alcançou uma pontuação de 95,4%, ficando na frente das Universidades de Porto Rico e Novo Leon, que atingiram a nota próxima de 93%. “O nosso diferencial foi a precisão em prever a carga aplicada, além da eficiência no boliche”, conta Ittalo Nathan, aluno da FEI e um dos integrantes da equipe “Foi recompensador! Haviam 52 equipes competidoras, sendo elas americanas, canadenses, mexicanas, venezuelanas, porto-riquenhas. Algumas delas já participam há muitos anos, enquanto a nossa foi a primeira vez”.

O Prof. Kurt Amann, chefe do Departamento de Engenharia Civil, diz que o concurso é uma forma de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento dos alunos. “O projeto ajuda a autonomia dos estudantes, no desenvolvimento de habilidades para confeccionar uma peça bastante complexa, englobando pesquisa, desenvolvimento técnico e de materiais e a criatividade da equipe”, conta ele.

O objetivo da ACI com a competição é demonstrar os efeitos da fibra no reforço do concreto, fomentar o trabalho e a aprendizagem na formação e fabricação de elementos produzidos com esses materiais e incentivar a criatividade no design e desenvolvimento da engenharia.

 

Fonte| Centro Universitário FEI