Sustentabilidade no Colégio dos Jesuítas

Projeto interdisciplinar do 7º ano promove conscientização ambiental

O artista plástico Anderson Augusto de Souza Pereira, responsável pelo cartaz da Campanha da Fraternidade 2016, conversou com os estudantes

O artista plástico Anderson Augusto de Souza Pereira, responsável pelo cartaz da Campanha da Fraternidade 2016, conversou com os estudantes

Em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, “Casa Comum, nossa responsabilidade”, os professores do 7º ano do Colégio dos Jesuítas estão desenvolvendo um projeto interdisciplinar com o objetivo de possibilitar espaços de reflexão e conscientização para a importância do cuidado com o planeta.

A proposta é que se possa refletir sobre a responsabilidade de cada um em preservar o meio ambiente, promovendo o envolvimento de alunos, professores e pais de alunos na defesa da sustentabilidade do planeta. “A cada dia, a natureza vem sofrendo agressões provocadas pelo homem, com inúmeras consequências. Diante disso, é urgente desenvolver com os estudantes do Ensino Fundamental um trabalho processual e contínuo de conscientização voltado para a sustentabilidade”, aponta o professor de Ensino Religioso da série, Gerry Adriano da Silva.

“A cada dia, a natureza vem sofrendo agressões provocadas pelo homem, com inúmeras consequências. Diante disso, é urgente desenvolver com os estudantes do Ensino Fundamental um trabalho processual e contínuo de conscientização voltado para a sustentabilidade”

Gerry Adriano da Silva, professor de Ensino Religioso do 7º ano

Nessa perspectiva, os alunos do 7º ano receberam na escola, no dia 6 de abril, o artista plástico Anderson Augusto de Souza Pereira, responsável pelo cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano. No Auditório Padre Oliveira, o artista falou que sua inspiração para desenvolver o cartaz foi o versículo bíblico “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). Após a conversa com o artista, os alunos assistiram à exibição do vídeo Carta de 2070 e foram presenteados pelo Coral do Colégio dos Jesuítas, que apresentou a música Herdeiros do Futuro, do compositor Toquinho.

Outras atividades estão programadas para o projeto, como a utilização de cartazes nas salas de aula, pesquisa sobre animais em risco de extinção, produção de textos pelos estudantes, passeio ecológico na Mata do Colégio, visita ao Aterro Sanitário da cidade e trabalho de campo em Inhotim, no município de Brumadinho (MG). “Toda a programação está sendo preparada para os alunos pensarem bem sobre o tema, uma vez que assumir uma responsabilidade com a Casa Comum exige profunda mudança no estilo de vida e em alguns valores que orientam nossa ação”, destaca a coordenadora do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, professora Aline Gervason Magacho.

Fonte: Colégio dos Jesuítas