Alunos do Diocesano discutem sobre migração

Livro publicado pela FLACSI foi utilizado como base para o desenvolvimento do diálogo

25706264033_50255e4847_k1A

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano estão trabalhando, nas disciplinas de Português e Redação, o gênero conto com o livro Viagem à Filoxenia, publicada pela FLACSI (Federação Latino-Americana dos Colégios da Companhia de Jesus) em parceria com a RJM (Rede Jesuíta com Migrantes).  A obra aborda a hospitalidade e o afeto, propondo ao leitor uma reflexão sobre os migrantes.

Durante a Feira do Livro, realizada entre os dias 5 e 8 de abril, os alunos conversaram, via Skype, com o autor e o designer da obra Viagem à Filoxenia, respectivamente Rafael Galaz e Javier González Barra. Durante a conversa, os alunos trocaram impressões e discutiram o problema da migração no mundo de hoje.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Rosemere Imperes, explica que o livro foi escolhido por se tratar de uma história onde a filosofia inaciana está presente. “A migração é um tema que precisa ser discutido”, ressalta.

 

Campanha pela Hospitalidade

Com o intuito de divulgar a Campanha pela Hospitalidade, da RJM (Rede Jesuíta com Migrantes), nos centros educativos da América Latina, a FLACSI tem desenvolvido materiais de ensino, como o livro Viagem à Filoxenia. O objetivo é sensibilizar as comunidades educativas sobre a situação em que vivem milhões de migrantes no mundo.

A obra narra a viagem de dois jovens à Ilha de Filoxenia, em razão de uma situação de urgência que lhes impede de continuar vivendo em sua terra natal. A história gira em torno do reconhecimento de emoções, especialmente a de acolhida e a de hospitalidade, em contraste com a rejeição.

Aliás, a palavra hospitalidade tem sua raiz etimológica na palavra grega filoxenia que significa, literalmente, amor ao estranho. O conto, junto com o guia de atividades pedagógicas que se propõem, tem o objetivo de construir o sentido (ou significado) da palavra hospitalidade, não apenas como um gesto de tolerância passiva, mas como impulso de uma conduta ativa de afeto ao próximo, em especial ao imigrante.

Clique aqui e faça o download do livro Viagem à Filoxenia.

 

Rede Jesuíta com Migrantes

A Rede Jesuíta com Migrantes atua em diversas regiões do mundo, desenvolvendo obras apostólicas que trabalham em âmbito pastoral, educativo e social. Na América Latina e no Caribe, a RJM está promovendo a Campanha pela Hospitalidade, que tem como objetivo contribuir para a construção da cidadania e de uma política pública inclusiva, hospitaleira, solidária e tolerante em relação aos migrantes, deslocados internos, refugiados e reportados.

 

Fonte: Colégio Diocesano