IHU Unisinos assume veiculação dos conteúdos da Adital

Instituto Humanitas dará continuidade ao trabalho da Agência de Informação

31.03.2016-ihu-adital-parceria-1

No dia 4 de abril, o IHU (Instituto Humanitas Unisinos) assumiu a veiculação dos conteúdos da Adital (Agência de Informação Frei Tito para a América Latina e Caribe). Após uma série de mudanças, a diretoria da instituição decidiu confiar ao IHU a continuidade de seu trabalho, que se encerrará no final de 2016. A previsão é de que até setembro será continuada a publicação simultânea dos dois sites.

A Adital repassará todo seu banco de dados para o IHU, o que inclui mais de 90 mil matérias, em espanhol e português, objeto constante de pesquisas de leitores e profissionais da comunicação, e sua mala direta, com cerca de 100 mil endereços eletrônicos cadastrados. Segundo o padre Inácio Neutzling, diretor do IHU, esse será um momento importante, pois “possibilitará maior penetração do Instituto Humanitas Unisinos nos países de língua espanhola”.

Em entrevista ao portal IHU on-line, o padre italiano Ermanno Allegri, naturalizado brasileiro e idealizador da Adital, conta que a filosofia das instituições é parecida. “Percebo que é uma parceria que pode garantir que a Adital não desaparecerá, porque o tipo de informação que nós fornecemos vai ao encontro da filosofia de informação com que o IHU trabalha. Então, esse é o motivo principal da parceria: confiança no tipo de informação e na competência que o IHU demonstra”, afirma.

 

“Percebo que é uma parceria que pode garantir que a Adital não desaparecerá, porque o tipo de informação que nós fornecemos vai ao encontro da filosofia de informação com que o IHU trabalha.”

Padre Ermanno Allegri, idealizador da Adital

A integração com a Adital fomentou a renovação do site do IHU, que responderá mais ao esquema de um portal, e deve alcançar antigos e novos leitores por meio das tecnologias mais modernas. Além do envio dos e-mails e da presença nas redes sociais da Internet, como Facebook e Twitter, a nova plataforma será responsiva, o que permitirá o acesso adequado e o compartilhamento de conteúdo via dispositivos móveis, como tablets e smartphones. A previsão é que o novo site seja lançado em agosto deste ano.

Adital

Fundada em fevereiro de 2000, a Adital nasceu com a finalidade de divulgar o protagonismo dos novos atores sociais da América Latina e do Caribe. O padre Ermanno Allegri conta que a Adital começou de uma conversa com Frei Betto, que conheceu um empresário italiano que se ofereceu para financiar a iniciativa por algum tempo. “Hoje, mais de 100 mil pessoas recebem nosso material. Contamos, ainda, com a colaboração de inúmeras pessoas como fonte que nos enviam notícias e artigos. São textos escritos por gente de destaque em seus países”, conclui.

 

Fonte: site.adital.com.br / Foto: Reprodução