FEI e Centro Paula Souza promovem curso de capacitação

Professores do Ensino Médio e Técnico participaram do evento

31.03.2016- fei-noticias-1

O Centro Universitário FEI, em parceria com o Centro Paula Souza, promoveu o primeiro curso de capacitação de professores de Ensino Médio e Técnico. Com carga horária de 60h, a iniciativa promoveu a discussão das melhores práticas e metodologias que podem ser utilizadas nas escolas, principalmente, no que se refere a levar, para dentro das salas de aulas, tecnologias que integrem os alunos.

No dia 19 de março, 45 professores de 25 ETECs de São Paulo, Grande SP, Litoral e Interior, concluíram o curso, que faz parte do Prêmio Inova FEI Paula Souza. Ao final da capacitação, os professores puderam expor suas opiniões e sugestões sobre os projetos. Ocorreu também a entrega de um certificado individual, feita pelo Professor Wiliam Francini, coordenador do curso de Administração do Centro Universitário FEI.

Para o professor do curso de graduação em Administração da FEI e mentor do projeto, Edson Sadao, esse tipo de discussão é necessária para melhorar a formação dos alunos, não apenas no Ensino Médio, mas em todas as fases da aprendizagem. “As metodologias ativas ajudam o aluno a aprender mais e melhor, mas não apenas isso, faz com que ele tenha atitudes proativas e saia do modo passivo da educação.  Nesse tipo de projeto, o estudante tem contato com situações reais, faz um diagnóstico, trabalha em grupo, lidera, aprende que errar faz parte, ouve não e lida com as frustrações, então, não tenho dúvidas, o processo que debatemos no curso ajudam os alunos a ingressar no mercado de trabalho com mais sucesso”, conta.

“As metodologias ativas ajudam o aluno a aprender mais e melhor, mas não apenas isso, faz com que ele tenha atitudes proativas e saia do modo passivo da educação”.

Edson Sadao, professor do curso de graduação em Administração da FEI

 

Alisson da Rocha, professor do curso técnico em Administração na ETEC Zona Sul, em São Paulo, conta que o método o aproximou dos alunos e os tornou mais interessados e participantes. O professor enxerga com extrema importância o debate: “eu acredito que parte da evasão de alunos que nós temos hoje são por conta da didática, da forma com a qual as aulas acontecem. Os projetos apresentados ao longo do curso, farão, certamente, com que o aluno fique mais interessado e seja mais participativo, o que aumenta o grau de aprendizagem”. Ele foi o responsável pelo projeto vencedor do Prêmio Inova FEI Paula Souza 2015, na categoria Inovação, com o projeto Ensinando com QR code, que integra o uso dessas ferramentas em sala de aula.

 

Prêmio Inova FEI Paula Souza

O Prêmio Inova FEI Paula Souza é um projeto dos professores de Administração do Centro Universitário FEI, juntamente com o Centro Paula Souza, que tem como objetivo disseminar e premiar as iniciativas de profissionais de Ensinos Médio e Técnico das ETECs de São Paulo, por meio de metodologias ativas em três categorias: inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. O projeto, organizado pelo professor do curso de graduação em Administração da FEI, Edson Sadao, começou em 2013 e deu origem ao livro Experiências Inovadoras de Ensino e Aprendizagem (clique aqui e faça o download), lançado em fevereiro de 2015. A iniciativa reuniu 27 projetos educacionais de metodologia ativa realizados em ETECs de todo o Estado.

 

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A instituição administra as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e as Fatecs (Faculdades de Tecnologia), reunindo mais de 283 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos, em mais de 300 municípios.

 

Fonte: www.blogdafei.com.br