Retiro Quaresmal 2016 está disponível

Subsídio proporciona experiência de oração pessoal

29-01-2016-retiro-quaresmal

O Retiro Quaresmal 2016 já está disponível para download, o intuito é que todas as pessoas e comunidades possam ter acesso ao material. O subsídio, divulgado pelo SIES de Manaus (Serviço Inaciano de Espiritualidade), proporciona uma experiência de oração pessoal durante o tempo litúrgico da quaresma, período de preparação para a Páscoa.

Para todo cristão, o itinerário fundamental da quaresma é o da conversão do coração e da solidariedade para com o próximo. Para o padre Luís Renato Carvalho de Oliveira, do SIES de Manaus (AM), “a oração é o melhor meio para orientar cada um de nós a viver sua vocação fundamental à santidade”.

Segundo o jesuíta, no Retiro Quaresmal, busca-se fazer uma experiência da presença amorosa de Deus na vida cotidiana, experimentar como ela está habitada, envolvida e dinamizada pelo amor de Deus. “Dessa experiência deverá brotar em nós, como resposta ao amor de Deus, o desejo e a prática de um relacionamento pessoal e amoroso com Ele em todos os momentos e situações de nossa vida”, explica padre Luís Renato.

Para fazer o Retiro Quaresmal é importante seguir alguns passos:

  • Dedicar trinta minutos à oração pessoal diária e rever esta oração durante alguns minutos.
  • Participar de um encontro semanal para partilha da oração, orientações e entrega do material da próxima semana.

O ideal é que as pessoas que realizam o Retiro Quaresmal, sejam acompanhadas por alguém que tenha um pouco mais de experiência na vida espiritual. “Para a experiência da oração, basta reservar um tempo propício e escolher um lugar apropriado”, pontua padre Luís.

Segundo o padre Luís Renato, a Equipe do SIES Manaus vai acompanhar algumas paróquias durante o Retiro Quaresmal. O jesuíta ressalta que mesmo sem a presença da equipe é possível realizar a experiência. “As pessoas que, nesta experiência, respondem com empenho e fidelidade à graça de Deus, tem obtido um crescimento em sua vida de fé, de oração, na convivência familiar e comunitária, no trabalho pastoral-evangelizador e no desejo de aprofundar sempre mais sua intimidade com Deus”, conclui o jesuíta.

Clique nos links abaixo e faça o download.

Proposta

Semana Introdutória

1. Primeira Semana

2. Segunda Semana

3. Terceira Semana

4. Quarta Semana

5. Quinta Semana

 

Serviço

Telefones: (92) 8168-8607/ 3673-7494

E-mail servico.inaciano.bam@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/servicoinacianomao.

 

Fonte: SIES (Serviço Inaciano de Espiritualidade)