Museu do Catarinense participa de Panorama de Arte

Acervo do Museu do Homem do Sambaqui marca presença no 34º Panorama da Arte Brasileira, em São Paulo

O acervo do Museu do Homem do Sambaqui (Pe. João Alfredo Rohr, SJ), do Colégio Catarinense, participa do 34° Panorama da Arte Brasileira, até o dia 18 de dezembro, em São Paulo.  O Panorama, que acontece a cada dois anos, é o principal evento do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo).

Em 2015, o evento, que traz como tema a origem da Arte Brasileira, contará com a curadoria da crítica de Arte Aracy Amaral, que faz um panorama da arte partindo da análise dos zoólitos – esculturas em pedras representando animais –, encontrados nos sambaquis das regiões Sul e Sudoeste do Brasil, no período datado como pré-cabralino, ou seja, antes da chegada dos portugueses ao país.

A exposição das peças do Museu é resultado de uma parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo. O convite reforça a importância do acervo para o Brasil. “O Museu do Homem do Sambaqui é considerado referência nacional por abrigar uma das maiores reservas técnica arqueológica brasileira”, afirma Ir. Vanderlei Backes, orientador religioso e assistente de Patrimônio do Colégio Catarinense.

Conheça mais sobre o Museu: www.museudohomemdosambaqui.com.br

Foto| Colégio Catarinense