Movimentos migratórios são debatidos em Gincana Cultural

Alunos do Colégio Antônio Vieira discutiram o tema através de apresentações criativas

O Colégio Antônio Vieira promoveu mais uma edição da Gincana Cultural, que envolveu os alunos da 1ª série do Ensino Médio. A atividade, realizada em diversos espaços do colégio, entre os dias 28 e 30 de outubro, encerrou o projeto Migrações Internacionais

Os alunos analisaram a questão migratória e os desafios que ela representa ao mundo de forma criativa e dinâmica. “Por meio da atividade, os alunos entenderam o processo de migração como um direito humano e ampliaram sua visão de mundo, uma vez que também refletiram sobre a dificuldade das nações em lidar com os refugiados”, destacou a coordenadora pedagógica da 1ª série do Ensino Médio, professora Léa Pontes (foto).

A contextualização da temática aconteceu através de modalidades, como esquete, enigma musical, coreografia, mascote, painel artístico, painel vivo, flash mob, paródia e quiz, que serviram como tarefas do momento recreativo. Os estudantes aprovaram a realização da Gincana e valorizaram a integração entre as turmas. “Eu achei o trabalho muito bacana, pois nos deu a oportunidade de brincar e, ao mesmo tempo, compartilhar o que aprendemos a respeito das migrações com os nossos colegas”, afirmou a aluna Maria Boaventura.

A ação ajudou no desenvolvimento de atitudes e valores que favorecem o processo de construção do conhecimento. “A Gincana também serviu para estimular o trabalho cooperativo, o intercâmbio de ideias e informações e a socialização de opiniões como processo de aprendizagem, promovendo o respeito e uma maior integração entre os alunos e professores”, finalizou a professora Léa Pontes.  

Fonte| Colégio Antônio Vieira (BA)