Colégio dos Jesuítas promove Feira de Ciências

Alunos do Ensino Fundamental partilharam resultados de experimentos

O Colégio dos Jesuítas promoveu sua 1ª Feira de Ciências, no dia 26 de setembro. No evento, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental apresentaram os resultados dos experimentos desenvolvidos.

A atividade, proposta pela Área de Ciências e Biologia, teve como objetivo proporcionar aos alunos oportunidades de reflexão e uma ação mais realista sobre a interação ciência-cotidiano. O intuito era incentivar os estudantes a perceberem que as atividades experimentais desenvolvem habilidades de raciocínio e aprendizado do conteúdo.

Os temas propostos para a Feira de Ciências correspondem ao conteúdo trabalhado em cada série: 6º ano (Ar, Água, Solo e Espaço Celeste); 7º ano (Seres Vivos); 8º ano (Corpo Humano) e 9º ano (Física e Química).

Apresentada a ideia da Feira, os alunos se organizaram em grupos e, em momentos específicos na escola, sob a orientação dos professores de Ciências da instituição, desenvolveram, entre os meses de agosto e setembro, os trabalhos contendo uma porção experimental (na qual demonstraram alguma parte da ciência e explicaram o fenômeno) e um cartaz com informações e os objetivos do experimento.

Durante as apresentações dos alunos na Feira de Ciências, uma comissão, formada por professores de diversas áreas do conhecimento, avaliou os trabalhos, considerando critérios como originalidade, criatividade, domínio do conteúdo e postura dos estudantes.

Na opinião do coordenador da Área de Ciências e Biologia do Colégio dos Jesuítas, professor Luiz Francisco Alves Fazza, o envolvimento dos estudantes foi decisivo para que a atividade atingisse os objetivos propostos. “O empenho dos alunos e a felicidade em explicar o que desenvolveram contagiaram muito”, destacou o educador.

Fonte| Colégio dos Jesuítas