Livro sobre a história dos jesuítas no Rio é lançado

Obra é resultado de uma parceria entre a Editora PUC-Rio e o Colégio Santo Inácio

No dia 21 de agosto, o livro Os Jesuítas e o Rio de Janeiro, do autor Cesar Augusto Tovar da Silva, foi lançado no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ). A obra, resultado de uma parceria entre a Editora PUC-Rio e o Colégio Santo Inácio, visita a memória do interior do estado ao estudar as fazendas que abasteciam o Colégio dos Jesuítas, instalado no Monte Castelo, nos primórdios da cidade do Rio de Janeiro.

A imagem ilustrativa, da capa do livro, reproduz uma cena do Brasil Colônia retratada no pano de boca do Teatro do Colégio Anchieta – relíquia do início do século passado. A pintura reproduz o encontro de José de Anchieta com Mem de Sá e seu filho, Estácio de Sá, no Rio.

O autor do livro, Cesar Augusto Tovar da Silva, pesquisador e professor de História do Colégio Santo Inácio, foi contratado pela Companhia de Jesus para desenvolver o trabalho como parte das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

A renda, obtida com a noite de autógrafos, foi revertida para a Casa dos Pobres São Vicente de Paula, instituição que acolhe idosos e deficientes carentes de Nova Friburgo e região Serrana do Rio.

Fonte| Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ)