Colégio Anchieta realiza a primeira ONU Colegial

Alunos atuaram como diplomatas e se posicionaram sobre temas de destaque no cenário internacional

O Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ) realizou a primeira edição do SiNUCA (Simulação das Nações Unidas), entre os dias 20 e 21 de agosto. No evento, os alunos atuaram como diplomatas e se posicionaram sobre temas de destaque no cenário internacional.   

Em 2015, os temas escolhidos para os debates foram: o Tribunal de Nuremberg, o Narcotráfico na América Latina, a Guerra na Síria e a Questão do Ebola. A atividade possibilita aos participantes um maior entendimento do funcionamento das Nações Unidas e a compreensão do diálogo como ferramenta imprescindível para a busca da paz.  “Em geral, são assuntos que geram bastante divergência entre as nações, trazendo à tona graves problemas humanitários. Esse encontro contribui para o desenvolvimento de uma experiência única para os alunos”, explica Daniel Campos, professor e coordenador do Colégio Anchieta.

Além de diplomatas, alguns alunos também assumem a função de jornalistas e desenvolvem matérias sobre os debates realizados. Ao todo, cerca de 120 alunos são envolvidos. O evento é resultado de uma preparação que teve início em setembro de 2014 e foi acompanhada de um estudo realizado pelos alunos acerca dos cenários políticos, econômicos e sociais dos países. No ano passado, alunos do Anchieta participaram da décima edição da ONU Colegial no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte| Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ)