Em evento, alunos debatem questões internacionais

Duzentos estudantes do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas participaram do encontro NUJe (Nações Unidas do Jesuítas)

As atividades foram planejadas e organizadas diretamente pelos estudantes

Duzentos alunos do Ensino Médio diurno e noturno do Colégio dos Jesuítas participaram do encontro NUJe (Nações Unidas do Jesuítas), projeto de simulação da ONU (Organização das Nações Unidas), entre os dias 13 e 15 de agosto. O evento promove, entre os estudantes, o debate sobre questões internacionais. “O objetivo principal da NUJe é buscar o consenso sobre questões internacionais e compreender como esses temas afetam a vida de cada um, percebendo que o trabalho da ONU está bem mais próximo de nosso cotidiano do que imaginamos”, aponta Henrique Lovisi Ennes, aluno da 3ª série do Ensino Médio diurno.

Nesta edição, 57 delegados, representando países e organizações não-governamentais dos cinco continentes, participaram de três espaços de debate: o Conselho de Segurança (que tratou do “Estado Islâmico” e do “Extremismo no Oriente”), o Conselho de Direitos Humanos (que tratou dos “Objetivos do Milênio”) e a Assembleia Geral (que tratou da “Corrida ao Ártico”).

Além da delegação, estudantes desenvolveram trabalhos no Comitê de Comunicação (responsável pela cobertura jornalística das atividades), no Comitê de Cultura (responsável por ampliar o conhecimento dos participantes em relação à cultura de outros países) e no “Staff” (responsável por toda a logística do projeto).

Um dos diferenciais do projeto é o fato de as atividades serem planejadas e organizadas diretamente pelos estudantes, que contam com o apoio da direção e dos educadores da escola para os encaminhamentos necessários. “A organização da NUJe envolve muitos aspectos e o compromisso com a atividade ajuda a nos informarmos sobre atualidades e a criarmos senso crítico, aumentando nossa responsabilidade e nosso entendimento sobre culturas diferentes e leis internacionais, por exemplo”, destaca Ana de Castro Continentino, aluna da 3ª série do Ensino Médio diurno.

 

Fonte| Colégio dos Jesuítas