Diocesano prepara-se para a Diofeirac 2015

O objetivo é que os alunos possam construir novos conhecimentos e revertê-los em serviço à sociedade

Os preparativos para a Feira de Conhecimento do Diocesano (Diofeirac) já começaram. Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio estiveram com seus professores orientadores para analisar e discutir as propostas dos trabalhos que serão desenvolvidos.

Para este ano, o tema da Diofeirac é um desafio: “Qual o teu projeto para alcançar a paz?”. O objetivo é inserir os alunos em uma discussão e reflexão sobre questões sociais, despertando-os para a importância da atuação na sociedade. A feira é uma atividade curricular de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, com processo avaliativo, que analisa o empenho das equipes na concepção, pesquisa, realização e apresentação dos trabalhos.

A organização da Diofeirac é dividida em dois segmentos que trabalham de maneira distinta. Um deles abrange alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental e desenvolve um projeto por série, com atividades diferenciadas em cada turma, desenvolvidas em classe e extraclasse. A feira destinada à exposição dos trabalhos dessas turmas acontecerá em 30 de setembro. O outro, que incorpora os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, desenvolve-se um projeto específico por equipe, cada uma composta por 8 a 12 alunos. Nesse segmento, em que os alunos já possuem mais autonomia, cada equipe necessita apresentar um projeto e um relatório escrito do trabalho. Sendo a Feira realizada em 3 de outubro.

De acordo com Maria Margareth Rodrigues dos Santos, diretora Acadêmica do Colégio Diocesano, o propósito da escola é que os alunos possam construir novos conhecimentos e revertê-los em serviço à sociedade. A diretora destaca ainda o processo de orientação virtual on-line como uma inovação no processo de acompanhamento dos projetos desse ano.

Além das orientações presenciais, alunos e professores orientadores dispõem do Portal Moodle, como uma ferramenta de orientação e aprendizagem à distância, que dinamiza o processo e facilita a disseminação de materiais e a avaliação de atividades junto aos estudantes.

 

Fonte: Colégio Diocesano