Com Santo Inácio pelo Haiti

Professores, alunos, pais e funcionários se unem em oração na data dedicada ao fundador da Companhia de Jesus

A celebração do dia de Santo Inácio de Loyola, em 31 de julho, foi muito especial para toda a comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira. Professores, funcionários, alunos e familiares participaram da programação, iniciada às 6h30, com uma missa na capela Menino Jesus, no Vieirinha. As atividades aconteceram por toda manhã, pela tarde e foram encerradas com uma missa festiva à noite, seguida de uma grande confraternização que contou o a apresentação do grupo musical Ricardo Marques e Quarteto.

A data também marcou mais uma ação em prol da campanha ‘Com Santo Inácio pelo Haiti’, que homenageia o patrono através da mobilização de instituições jesuítas no mundo inteiro, com foco na formação de professores haitianos. “Fizemos essa campanha de arrecadação com as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. É fundamental que os nossos alunos percebam, através dela, que o Cristo que sofre não está apenas em nosso bairro, perto de nós, mas também em outro país, como no caso das crianças do Haiti”, destacou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), prof. João Ramiro.

“Ao longo da semana fizemos memória da vida de Santo Inácio de Loyola, que dá razão e sentido a existência desta escola. Sem ele, essa história não teria acontecido. Não estaríamos aqui neste espaço educativo. É um dia de profunda alegria e de reflexão sobre as nossas origens. É importante lembrarmos da vida de Santo Inácio com profunda gratidão a Deus pelo legado espiritual e pedagógico que ele nos deixou”, ressaltou a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Mariângela Risério.

Os estudantes do Vieirinha participaram ativamente da celebração, realizada às 7h30 e às 13h30, no Ginásio de Esportes. O aluno Luis André Cavalcante, do 5º ano, foi escolhido para representar Santo Inácio de Loyola na apresentação teatral e se mostrou feliz com a experiência. “Foi ótimo. Eu nem sabia que ia ser escolhido para esse papel tão importante. Fiquei muito feliz”, disse ele.

Muitos familiares fizeram questão de prestigiar esse momento de gratidão e alegria pela vida de Santo Inácio de Loyola ao lado de seus filhos. O pai Fábio Burgos parabenizou o Vieira por tornar as crianças protagonistas em um momento tão singelo. “Essa atitude do Colégio de fazer com que as crianças participem é muito importante. Fazer com que eles se conscientizem dos valores religiosos proporcionará uma diferença muito grande no futuro”, ressaltou.

 Fonte| Colégio Antônio Vieira