Encontro do Apostolado Social da Companhia de Jesus

Diretores de centros sociais e delegados provinciais participaram de eventos promovidos pela CPAL

Entre os dias 15 e 18 de junho, a CPAL (Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina) promoveu dois eventos simultâneos, em Guayaquil (Equador), o Encontro dos Delegados Provinciais do Apostolado Social e o Encontro de Diretores de Centros Sociais Jesuítas da América Latina e Caribe.

Cerca de 60 pessoas participaram dos encontros, que refletiram sobre o Apostolado Social da Companhia de Jesus. “Os dois eventos se desenvolveram simultaneamente e tiveram, em grande parte, uma pauta comum, com alguns momentos específicos”, explica padre José Ivo Follmann, secretário para a Justiça Social e Ecologia da BRA.

A espiritualidade da ação social, a necessidade de encontrar caminhos de incidência pública e política na sociedade e a juventude foram os temas comuns desenvolvidos nos encontros. “Há urgência de deixar que os jovens, suas realidades, capacidades e propostas, atravessem as portas e as janelas de nossos trabalhos apostólicos como verdadeiros colaboradores e não só como objetos de nossa missão”, afirmou padre José Ivo.

Do Brasil, participaram os coordenadores de centros e obras Sociais: padre Idinei Zen, do Centro de Cidadania e Ação Social – CCIAS/Unisinos (RS); Marilene Maia, do Instituto Humanitas Unisinos (RS); Catarina Lopes, do Centro de Estudos e Ação Social – CEAS (BA); Jonas Jorge da Silva, do Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social – CJCIAS/CEPAT (PR); padre José Miguel Clemente, do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social – SARES (AM); e o padre José Maria de Andrade Couto, do Centro Santa Fé (SP). 

Segundo padre José Ivo, os eventos foram importantes para a Província do Brasil. “Esses encontros nos ajudam a manter a grande sintonia e a mútua animação, com as outras províncias da América Latina. Isso é importante para a atuação da Companhia de Jesus na América Latina, pois proporciona momentos de novas articulações e avanços no entendimento de nossa missão, no que diz respeito ao compromisso com a justiça social e ambiental”, ressalta.

O evento coordenado pelo padre Roberto Jaramillo, delegado de Apostolado Social da CPAL, contou com a presença dos padres: Jorge Cela, presidente da CPAL; Francisco Patxi Alvarez, secretário geral para a Justiça Social e Ecologia da Cúria Geral de Roma; William Kelly, delegado do Setor Social da Conferência dos Provinciais da América do Norte; Rigobert Minani, delegado do Setor Social da Conferência dos Provinciais do Continente Africano; e de Alberto Ares, delegado do Setor Social da Província da Espanha.

 

Fonte| Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social – CJCIAS/CEPAT (PR)