Formação de líderes

Colégio Antônio Vieira apresenta projeto às famílias vieirenses

No dia 14 de julho, o Colégio Antônio Vieira apresentou seu Projeto de Formação de Líderes para as famílias dos alunos. A iniciativa tem como objetivo promover a formação ética, política e cidadã dos estudantes envolvidos no contexto educacional. Durante a apresentação do projeto, os jovens deram depoimentos de como estão vivenciando a experiência com os colegas.  

O projeto é uma das frentes de trabalho do SOE (Serviço de Orientação Educacional). Segundo a Prof.ª Lívia Farani, orientadora educacional da 2ª e da 3ª série do Ensino Fundamental, através das Assembleias Escolares, o SOE optou para trabalhar o protagonismo juvenil por meio de propostas educativas fundamentadas na resolução de conflitos e de problemas cotidianos. “Trata-se de um projeto que se inicia com as eleições dos líderes de turmas. O apoio da família é de fundamental importância, pois acreditamos na parceria e sintonia deles com as atividades propostas pelo Vieira”, destacou. 

As ações do Projeto de Formação de Líderes acontecerão ao longo do semestre. “É muito importante, não somente para os alunos que estão envolvidos nessa atividade de liderança, mas também para promover essa interação com as famílias. Liderar é algo que a gente aprende com os nossos pais e, estar aqui com a minha mãe para aprender um pouco mais com as nossas experiências e com que o Vieira está disposto a nos ensinar, é algo muito especial”, afirmou a vice-líder da 2ª série do Ensino Médio, Juliana Pombo.

A mãe de Juliana, Denise Martins Pombo, destaca que é fundamental trazer a família para acompanhar e estimular esse processo de liderança que vem sendo desenvolvido dentro do colégio. “Esse convívio, que no mundo de hoje é tão difícil de encontrar, traduz a preocupação que o Vieira tem em fazer com que os jovens possam se desenvolver, trabalhando em coletividade. Fiquei muito feliz em participar e espero poder acompanhar cada vez mais de perto tudo isso”, ressaltou ela.

A diretora-geral do Vieira, Prof.ª Mariângela Risério, destaca que a liderança faz parte do DNA da Companhia de Jesus. “Inácio de Loyola foi um grande líder e isso é algo que faz parte do projeto educativo dos colégios da Rede Jesuíta de Educação.  Este momento com as famílias foi essencial para mostrá-las a importância do reconhecimento que os  seus filhos tiveram ao serem eleitos como líderes. Entendemos que essa liderança será refletida no futuro desses jovens, durante as suas trajetórias profissionais e no exercício da sua cidadania”, afirmou.

 

Fonte| Colégio Antônio Vieira