Cultura Nordestina

Projeto do Colégio Antônio Vieira homenageia obra de Luiz Gonzaga

As festas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro fazem parte da identidade cultural do nordeste e possuem como grande expoente artístico Luiz Gonzaga. O projeto Cultura Nordestina, realizado no dia 18 de junho, no Colégio Antônio Vieira, reuniu alunos do 6º ano do Ensino Fundamental para relembrar diversas músicas que fazem parte do imaginário das festas juninas, eternizadas pela voz do ‘Rei do Baião’. O evento, conduzido pelos professores de música do Vieira, Ronaldo Oliveira e Poliana Coelho, contou com as participações especiais do pastoralista, Antônio Diniz, e da musicista Aline Novais.

Acompanhados pelos adultos, os alunos tocaram diversos instrumentos e cantaram as músicas de Gonzaga, com interpretações cheias de emoção. “O projeto Cultura Nordestina surgiu do desejo do Departamento de Artes e Música do Colégio Antônio Vieira de valorizar a cultura desta região do país tão rica, tão cheia de linguagens artísticas que se manifestam durante o período junino. Fizemos isto através da construção de estandartes e da execução de obras de grande importância para a música brasileira”, disse a professora Poliana Coelho.

O professor Ronaldo Oliveira ressaltou a necessidade de trabalhar a cultura nordestina com os alunos. “Ao ouvir obras de Luiz Gonzaga, você se identifica como povo. Eu acho que através da música a gente deixa isso mais forte, fazendo com que as crianças não percam a identidade e o orgulho de serem nordestinos”, destacou ele. “Eu achei extremamente interessante a apresentação, porque é importante você conhecer a cultura nordestina e ritmos tão diversificados”, disse o aluno Henrique Guerra. “Eu gostei, porque a gente pode aprender um pouco mais sobre a cultura nordestina, que é rica, abundante e muito curiosa”, completou a aluna Maria Eduarda Tavares.

CORDEL

Durante o evento também aconteceu a abertura do projeto ‘É CORDEL’, que será desenvolvido ao longo do segundo semestre. As crianças tiveram um primeiro contato com a literatura de cordel, através de um recital feito pelo pastoralista Antônio Diniz. Para ele, o projeto ficará eternizado na vida das crianças. “É muito importante apresentar para os alunos esse tema que, possivelmente, eles não têm contato no dia a dia. É valioso e, com certeza, ficará no coração de quem participar”, comentou Diniz.

 

Fonte| Colégio Antônio Vieira