Competição na China

Equipes de robótica do Centro Universitário da FEI disputam a RoboCup 2015

Duas fortes equipes de robótica do Centro Universitário da FEI disputam a RoboCup 2015, maior evento do setor do mundo, entre os dias 17 e 23 de julho, na China. A equipe de robótica da Small Size League, pentacampeã nacional e tricampeã latino-americana (de 2010 a 2014), e a equipe de robôs Humanoides, campeã nacional e latino-americana (2014), participarão de competições de robôs moveis autônomos inteligentes em um complexo nível de interação com cerca de 400 times, de 45 países.

A equipe Small Size – SSL começou a competir no mundial em 2009, na Áustria e, em 2012, chegou as quartas de final, na disputa no México, figurando entre as oito melhores equipes do mundo. Participou da RoboCup também nos anos 2010 (Singapura), 2011 (Turquia), 2013 (Holanda) e 2014 (Brasil). Já a equipe Humanoide – HL é bem recente. A primeira competição que enfrentou foi no ano passado, no mundial da RoboCup, em João Pessoa (PB).

As duas equipes de robótica são formadas por alunos de graduação em Automação e Controle, Elétrica, Mecânica e Computação, e por alunos da pós-graduação, mestrado e doutorado, em Engenharia Elétrica. “Para nós, participar dessa disputa é uma experiência incrível. A equipe SSL tem chance de avançar de fase, mas enfrentará bons rivais e desafios. Na categoria SSL, as melhores são as equipes americanas, chinesas e tailandesas; na HL, as alemãs. Mas o mais importante nem é ganhar disputas. Para os alunos não há aprendizado melhor do que esse, o de vivenciar a atuação e os trabalhos dos competidores. Vamos com um posicionamento humilde de aprendizagem, o que vier de classificação será bem-vindo”, diz o professor Flavio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI.

 

Fonte| FEI