Alunos da Escola Santo Afonso se apresentam na TV

Antônio da Costa, que possui necessidades especiais, e Alícia de Oliveira realizaram apresentação de dança

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), Antônio Francisco Brito da Costa e Alícia Paz de Oliveira, participaram do programa Encontro da apresentadora Fátima Bernardes, da TV Globo, no dia 2 de junho. As crianças exibiram uma coreografia de balé, que emocionou a todos.

A participação no programa foi especial principalmente para Antônio, que possui limitação no movimento das pernas, por causa de uma doença chamada artrogripose congênita. A dança o motivou a superar os obstáculos e o incentivou a realizar a performance, que foi apresentada pela primeira vez na festa de Dia das Mães da Escola. 

A professora Cleide Fernando descobriu a afinidade de Antônio com a dança durante as aulas. A cadeira de rodas não foi um impedimento, então Antônio e Alícia passaram a ensaiar. A apresentação deles foi filmada e divulgada na internet por Aline Paz de Oliveira, mãe de Alícia e auxiliar administrativa da ESAR. No Facebook, a postagem teve mais duas mil curtidas. Depois, a filmagem foi enviada à produção de Fátima Bernardes, que convidou as crianças para participar do programa.

Francisca dos Santos de Brito, mãe de Antônio, conta que o filho é estudioso e sonha em ser médico para ajudar pessoas com as mesmas limitações.

Clique aqui e confira a apresentação das crianças no programa Encontro, da TV Globo.

Inclusão

A Escola Santo Afonso Rodriguez oferece acompanhamento para 21 alunos com necessidades especiais. A instituição possui a Sala de Acolhimento, onde as crianças recebem atendimento social, psicológico escolar, odontológico e nutricional. Além disso, eles são acompanhando por profissionais do Serviço Social e de Psicologia da instituição. 

A ESAR mantém ainda uma parceria com a Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Faculdade Santo Agostinho, Facid DeVray e Centro Integrado de Reabilitação-CEIR. Clique aqui e sabia mais sobre o processo de inclusão na Rede Jesuíta de Educação.

 

Fonte| Escola Santo Afonso Rodriguez| Colégio Diocesano