Visita a Serra da Capivara

Alunos do Colégio Diocesano participaram da experiência

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano foram ao município de São Raimundo Nonato (PI) conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara, no dia 13 de junho. O local abriga sítios arqueológicos com pinturas rupestres feitas pelo homem há mais de 100 mil anos. A viagem é uma atividade extraclasse, que visa proporcionar aos alunos uma diversidade de aprendizados, como socialização, memorização e vocabulário, além de ampliar os aspectos socioculturais e históricos sobre o Piauí.

O Parque Nacional Serra da Capivara, criado em 1979, concentra 912 sítios arqueológicos cadastrados, entre os quais 657 apresentam pinturas rupestres. O local resguarda também sítios históricos, onde é possível observar as casas de antigos agricultores que habitavam o lugar até meados do século XX.

A fauna é variada, com presença de tatus-bola, tamanduás, cotias, porcos-do-mato, macacos-prego, onças, entre outros. O parque possui singularidade geológica com formações areníticas, cânions e boqueirões. Está situado no domínio da caatinga e abriga fauna e flora específicas. Em 1991, o Parque foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura).

 

Fonte| Colégio Diocesano