Academia de Letras e Artes do Vieira participa de exposição

Evento marcou a primeira apresentação dos alunos fora do ambiente escolar

O projeto 8 Séculos da Língua Portuguesa, realizado entre os meses de maio e junho de 2015, propôs uma verdadeira viagem no tempo para entender a origem e os autores mais marcantes do nosso idioma. Realizado pela Cátedra Fidelino de Figueiredo, pelo Instituto Camões e pelo Gabinete Português de Leitura, a iniciativa também incluiu a Exposição História Língua Portuguesa – Viagem pelo Atlântico, no Shopping da Bahia. A abertura, no dia 1º de Junho, contou com a participação da Academia Vieirense de Letras e Artes do Colégio Antônio Vieira. 

Foi a primeira vez que os alunos realizaram uma apresentação fora das instalações do Colégio. “A Academia tem crescido bastante e é fundamental que ela esteja em outros territórios com esse gosto pela leitura, pela poesia e pela produção literária de uma maneira geral. Os alunos amam o que fazem e estar neste espaço, que homenageia a história da língua portuguesa, é algo certamente especial para todos eles”, destacou a diretora acadêmica do Vieira, a Prof.ª Jane Medrado.

Durante a apresentação, os alunos mesclaram poesias, músicas e encenações, passando por diferentes autores e momentos da literatura. “É uma alegria muito grande vê-los caminhar e criar esse gosto tão particular pela língua e pelas artes como um todo. Eles envolvem muita entrega, com o princípio Inaciano do MAGIS de querer ser sempre mais. Essa foi a primeira apresentação que fizemos fora do ambiente escolar e a superação de cada um deles me encheu de orgulho”, afirmou o coordenador da Academia, Prof. Paulo Reis.

“A Academia Vieirense de Letras e Artes representa muito para todos nós. Temos uma enorme dedicação em relação ao nosso tempo e procuramos valorizar as diversas expressões de arte”, ressaltou a presidente da Academia, Luana Chacra. Pedro Bauer, que também preside a Academia, complementou: “Eu não pensei que tivéssemos tamanha repercussão desde o ano passado. Continua sendo tudo muito novo e estar aqui nessa exposição é algo difícil de explicar em palavras”.  

A presidente da Cátedra Fidelino de Figueiredo, Prof.ª Rita Aparecida, agradeceu a presença dos alunos e reforçou a importância da celebração dos 800 anos da Língua Portuguesa. “Este projeto tem o objetivo de trazer o nosso idioma para a ordem do dia. Tirar, sobretudo para nós brasileiros, a ideia de que o a língua é apenas voltada para regras gramaticais tão complexas passadas nas salas de aula. São mais de 250 milhões de falantes em todo o mundo e queremos valorizar essa cultura que todos nós veiculamos”, disse ela.

 

Fonte| Colégio Antônio Vieira