Enem e escolha profissional

Alunos do Colégio Antônio Vieira participam de telejornais da TV Bahia

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio e educadores do Colégio Antônio Vieira participaram de duas reportagens, exibidas no dia 25 de maio pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Eles demonstraram determinação e maturidade em seus depoimentos sobre a escolha profissional e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A coordenadora pedagógica da 3º série do Ensino Médio, Prof.ª Ana Paula Marques, explicou que a preparação dos alunos do Vieira para o Enem acontece desde o primeiro ano do Ensino Médio. “Agora é a hora de focar para desenvolver as habilidades e competências necessárias para resolver as 90 questões que serão colocadas em cada dia do Enem”, destacou ela. O professor Fábio Motta apontou a disciplina como o fator mais importante. “É preciso muito empenho, pois o tempo é escasso e o dia a dia de estudos acaba sendo fundamental”, pontuou ele.

Para o especialista em Recursos Humanos, Victoriano Garrido, que é ex-aluno do Vieira e participou da matéria sobre escolha profissional, é importante que os jovens busquem apoio para definir qual curso se adequa ao perfil de cada um. “Há muitos testes no mercado que ajudam na hora da decisão. Trata-se de um ano importante, em que os alunos precisam estar tranquilos sobre várias questões. É um projeto que precisa ter a família envolvida, a fim de causar uma condição positiva”, destacou ele.

A aluna Vanessa Kruschewsky explicou que já fez a sua decisão há muito tempo. “A minha personalidade ajudou muito na escolha. A facilidade que tenho para conversar e argumentar com as pessoas são importantes para o Direito, o curso que eu escolhi”, afirmou ela. “A família tem que estar como uma base, não como uma interferência, pois é preciso que o profissional faça algo que ele realmente gosta. É de extrema importância essa ajuda no lado emocional”, afirmou a aluna Bruna Montes.

 

Clque no nome dos jornais e confira as matérias: Jornal da Manhã e Bahia Meio Dia.

 

 

Fonte| Colégio Antônio Vieira