SOS Nepal: CNBB e Cáritas Brasileira

Entidades reafirmam Campanha de Solidariedade

Um mês após o grande terremoto que atingiu o Nepal, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a Cáritas Brasileira reafirmam o compromisso com a população do país, através da Campanha de Solidariedade – SOS Nepal, que tem arrecado recursos financeiros para doação. 

Equipes de resgate continuam realizando buscas por pessoas desaparecidas em vilarejos remotos. Entre os 14 distritos afetados, alguns são inacessíveis. Até o momento, uma grande parte da população não foi alcançada porque as estradas foram bloqueadas por destroços do terremoto e deslizamentos de terra.

O país foi atingido por um forte terremoto, em 25 de abril, que deixou mais de 8.500 mil mortos e 10 mil feridos. No total, 8 milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor mais letal do país, que, menos de 20 dias depois, foi seguido de outro forte terremoto que matou dezenas de pessoas.

Jesuítas no Nepal

Em mensagem enviada para toda a Companhia de Jesus, o superior jesuíta do Nepal, padre Boniface Tigga, solicitou ajuda para atender as pessoas refugiadas nos colégios e dependências que a Ordem religiosa tem no país asiático.

O padre Boniface informou que em Katmandu (capital do país) fala-se que muitos povoados localizados nas ladeiras montanhosas estão insolados. Segundo ele, os hospitais estão cheios, as estradas da capital estão bloqueadas, e as equipes de resgate tentam caminhos montanhosos para chegar aos mais necessitados. As comunidades locais, que não foram atingidas, ajudam nas operações de resgate.

“A Companhia de Jesus no Nepal respondeu com rapidez a esta terrível tragédia. O St. Xavier’s College chegou até duas aldeias distantes, do distrito de Dhanding, levando lonas para dormir e alimentos básicos para seus habitantes. Há mais material sendo distribuído no distrito de Kavre. Muitas estradas estão bloqueadas, razão pela qual é difícil chegar a muitos lugares”, conta o superior jesuíta.

Padre Boniface destacou que os jesuítas do Nepal, junto a outras comunidades religiosas do Vicariato do Nepal, tiveram sorte ao não sofrerem nenhuma perda de vidas ou lesões graves. Ele conta que houve danos aos edifícios. “Quando o risco de novos tremores tiver passado, avaliaremos a situação para garantir a segurança daqueles a quem ensinamos e servimos. Os colégios e a universidade de St. Xavier e o colégio de St. Mary abriram suas instalações para qualquer pessoa que procure refúgio”, afirma o jesuíta.

Campanha de Solidariedade – SOS Nepal

O material da campanha SOS Nepal está disponível no site da Cáritas Brasileira (caritas.org.br) e da CNBB (www.cnbb.org.br).  Os depósitos podem ser feitos nas seguintes contas, a cargo da Cáritas Brasileira:

 

Banco do Brasil

Agência: 3475-4

Conta Corrente: 31.936-8

 

Banco Bradesco

Agência: 0606-8

Conta Corrente: 71.000-8

 

Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

Conta Corrente: 3573-5

Operação: 003

 

 

Fonte| caritas.org.br/ g1.globo.com/ www.ihu.unisinos.br/