Jornada Profissional mobiliza alunos do Vieira

Evento contou com ciclos de palestras específicas sobre diferentes áreas

A Jornada de Informação Profissional 2015 (JIP) do Colégio Antônio Vieira, realizada nos dias 29 e 30 de abril, foi uma excelente oportunidade que os alunos da 3ª série do Ensino Médio tiveram para aprofundar o conhecimento sobre diversas profissões e traçar os caminhos que desejam seguir. O evento trouxe palestras específicas e centrais, além da peça teatral Vestibu…Lá, apresentada pelo grupo Capim Rosa Chá.

A JIP 2015 foi aberta pelo coordenador do curso de psicologia da Unifacs (Universidade Salvador), professor Wilson Sampaio, que abordou o tema ‘O Processo de Escolha e o Futuro Profissional’, propondo uma forte interação com os alunos. “É muito importante que esses jovens entendam que este momento  não é apenas voltado para a escolha profissional. Ele envolve também um projeto de vida cheio de desafios que cada vez mais é delicado porque vivemos em uma sociedade dividida. Precisamos apresentar a esses estudantes a contribuição deles na condição de cidadãos”, destacou Sampaio.

No total, a JIP 2015 teve quatro ciclos de palestras específicas. “Fizemos sondagem de interesses com todos os alunos. Preparamos um inventário com 65 profissões catalogadas, com a possibilidade de escolha de outros cursos. Tentamos contemplar tanto as palestras mais desejadas (medicina, engenharia, psicologia e direito), como ousar em outras áreas com cursos como teatro, produção cultural, oceanografia, entre outros”, ressaltou a orientadora educacional da 3ª série do Ensino Médio, professora Mara Raquel. O aluno Bruno Barroso destacou que conseguiu fazer sua escolha profissional por causa do evento. “A Jornada é muito importante por oferecer a oportunidade de dialogar com profissionais, além de trazer informações importantes sobre o mercado de trabalho”, afirmou.

 

Compartilhando vivências

A diretora acadêmica do Vieira, professora Jane Medrado, destaca a presença de ex-alunos como importante diferencial que a JIP proporciona. “Essa possiblidade de compartilhar conhecimento e experiência com profissionais que estudaram aqui é realmente muito especial. “Fiquei muito feliz com a presença da psicóloga e ex-aluna Flávia Landeiro. Há sempre uma grande identificação e a resposta é muito positiva por parte dos alunos”, destacou.

Para a estudante Letícia Almeida, as palestras foram fundamentais. “Eu estava em dúvida entre duas carreiras e a JIP me ajudou a ter certeza de qual carreira eu devo seguir. Espero que tenha ajudado mais pessoas”, disse Letícia.                         

 

 Fonte| Colégio Antônio Vieira (BA)