Encontro da Rede Magis Ceará acontece em Fortaleza (CE)

Evento discutiu a implantação da Rede Magis no estado

A CIJ (Casa Inaciana da Juventude) acolheu os jovens líderes das obras da Companhia de Jesus do Ceará e de organizações parceiras para a criação da Rede Magis no estado. O encontro recebeu o padre Jonas Caprini, secretário de Juventudes e Vocações da BRA e coordenador nacional do Programa MAGIS Brasil.

A programação teve início na noite do dia 1º de maio, com uma exposição dos trabalhos voltados para a juventude desenvolvidos pelas obras presentes: Colégio Santo Inácio (CE), Paróquia de Cristo Rei e Casa Inaciana da Juventude, todos de Fortaleza; Fundação Fé e Alegria de Vazantes (Aracoiaba) e Mosteiro dos Jesuítas de Baturité.

Na manhã do dia 2 de maio, Francerina de Araújo, agente da Pastoral do Menor do Regional Nordeste I, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), falou aos participantes sobre os Desafios da Juventude Hoje. Trabalhos em grupo, com a temática da redução da maioridade penal, foram apresentados no final da manhã. À tarde, Guilherme Azevedo, colaborador da CIJ e catequista da Paróquia de Cristo Rei, fez repasse sobre o último encontro do Fórum Nacional de Gestores de Juventude, que aconteceu em abril na cidade de Brasília, onde falou sobre o papel da entidade e apresentou as atividades desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude.

Padre Agnaldo Duarte, responsável pelo Voluntariado Jovem da BRA, seguiu com o tema sobre o Eixo Voluntariado do Programa Magis Brasil, onde apresentou o desafio de transformar o Centro Magis Fortaleza (Casa Inaciana da Juventude), no centro de referência para as iniciativas de voluntariado do país. A programação de sábado seguiu com uma noite cultural.

O domingo foi marcado por uma celebração eucarística no início da manhã, seguida da fala do padre Jonas Caprini, que apresentou o processo da criação da Rede Inaciana de Juventude no país, desde a realização do MAGIS Brasil em 2013 até a unificação das províncias da Companhia de Jesus no Brasil. O encontro encerrou com a avaliação e com a proposição de novos encontros da Rede MAGIS Ceará nos próximos meses.

 

Fonte| CIJ (Casa Inaciana da Juventude)