Jogos Indígenas no Vieira

Atividades promoveram o contato dos alunos com a cultura dos índios brasileiros

%u2018O importante não é competir e sim celebrar%u2019. Foi com esse ensinamento que aconteceram os Jogos Indígenas, evento que já faz parte do calendário de atividades de Educação Física do Colégio Antônio Vieira. A 11ª edição, realizada entre os dias 20 e 24 de abril, teve mais uma vez a proposta de promover de forma lúdica e instigante um maior contato com a cultura indígena brasileira.

Os alunos se divertiram e aprenderam muito com algumas práticas esportivas que existem ainda hoje entre índios. “Os povos indígenas têm uma cultura de jogos muito interessante. Fizemos a corrida de tora, a corrida de velocidade, o cabo de guerra, o akô (corrida de revezamento), entre outras práticas. O que vale a pena ressaltar é a receptividade maravilhosa das turmas, pelo fato de poderem vivenciar um tipo de atividade diferenciada. Esse encantamento foi muito fácil de notar”, destacou o membro do Departamento de Educação Física, professor Sócrates Correia.

Para os alunos, os Jogos Indígenas do Vieirinha foram uma ótima oportunidade para conhecer mais brincadeiras.  “Achei ótimo, cheguei até a ir para a final do cabo de guerra, mas não vencemos. Eu também gostei muito do akô“, destacou a aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, Rafaela Silveira. Para Lucas Pires, também do 2º ano, o evento foi uma ótima chance de brincar com os amigos de uma maneira nova. “Foi muito legal porque tinha várias brincadeiras. Eu gostei muito do cabo de guerra e pude brincar e aprender bastante sobre os índios”, afirmou ele.

Pluralidade Cultural

Além dos Jogos Indígenas, o Vieirinha também sediou a ação %u2018Criações Infantis — tecendo redes cidadãs%u2019, que teve como tema Pluralidade Cultural, evidenciando a cultura indígena. As salas de aula receberam rodas de leituras, além de oficinas de pintura e cerâmica.  

 

 

Fonte| Colégio Antônio Vieira