Colégio Loyola oferece cursos para alunos de baixa renda

Instituição promove aulas de inglês, espanhol e cursinho preparatório para o ENEM e vestibulares

O Colégio Loyola, por meio da ASIA (Associação de Antigos Alunos do Loyola), promove dois cursos para alunos de baixa renda: o Free Idiomas, que oferece aulas de inglês e espanhol, e o Cursinho ASIA Loyola, destinado a pessoas que queiram se preparar para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. 

O Free Idiomas possui as modalidades de ensino para o ENEM e o curso de ‘Sobrevivência’, esse último com duração de três anos, com dois professores por sala e foco na conversação. O valor do curso é simbólico e varia entre R$ 10 e 30. O candidato deverá estar cursando o Ensino Médio em qualquer instituição pública ou particular e precisa comprovar baixa renda.

O curso conta com professores voluntários, sendo seis antigos alunos, duas alunas e uma mãe de aluna. Além disso, o FREE Idiomas conta também com uma coordenadora e com um consultor pedagógico. “Cada turma é assistida por dois professores em sala, a divisão dos alunos é realizada em grupos menores, o que aumenta a possibilidade dos estudantes se soltarem e falarem mais”, explica o professor Carlos André Gomes, integrante da ASIA.

O Cursinho ASIA Loyola foi criado por iniciativa de uma ex-aluna em 2008, depois disso, outros ex-alunos se interessaram pela iniciativa. Assim como o Free Idiomas, os professores, coordenadores e monitores que trabalham no cursinho são voluntários. Embora não seja necessário ter nenhum vínculo com o Loyola para participar do projeto, alguns voluntários são ex-alunos, pais de alunos e professores do Loyola.  “Alguns têm muita experiência como professor, já outros têm no cursinho sua primeira oportunidade de contato com a sala de aula”, afirma Carlos.

História, Química, Física e Álgebra são algumas das disciplinas oferecidas na iniciativa. Ao longo do ano, voluntários de outras áreas também dão sua colaboração com palestras, aulas especiais, orientação vocacional, etc. “Há também algumas atividades extraclasse. Em 2014, realizamos uma visita ao Museu das Minas e do Metal e uma trilha ecológica em Itabirito (MG)”, acrescenta Carlos.

O cursinho é destinado a pessoas que queiram se preparar para o ENEM e vestibulares, mas que não tenham condições de frequentar um cursinho particular. A cada ano, cerca de 70 pessoas participam do curso e os alunos contribuem mensalmente com uma taxa de R$20, que é utilizada para ressarcir os gastos dos voluntários com preparação de material para as aulas.

Em 2014, o Cursinho ASIA Loyola começou uma parceria com o Centro Zanmi, que encaminha alguns imigrantes para participarem do curso. “No ano passado, um haitiano, conseguiu aprovação para cursar Medicina em uma instituição federal. Nesse ano, temos uma família de alunos do Líbano”, conclui Carlos.

SERVIÇO

Free Idiomas

Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail free.idiomas@loyola.g12.br.

Mais informações no site www.loyola.g12.br.

 

Fonte| Colégio Loyola