Colégio Antônio Vieira inicia etapa de autoavaliação

Ferramenta que faz parte do Sistema de Qualidade foi apresentada à comunidade educativa nos dias 16 e 17 de abril

O Colégio Antônio Vieira iniciou a implantação do Sistema de Qualidade na Gestão Escola, em abril. A plataforma foi apresentada para toda a comunidade educativa nos dias 16 e 17. Essa primeira etapa também consolidou o início do processo de autoavaliação, que é realizado em grupos dos quatro âmbitos (Clima escolar; Organização, Estrutura e Recursos; Pedagógico Curricular; Família e Comunidade) que envolvem o foco da ferramenta, voltada para a aprendizagem integral.

“A partir de agora, haverá encontros quinzenais dos grupos de cada âmbito. O objetivo é buscar respostas com os indicadores obtidos. Em agosto, será possível emitir um relatório sobre todo o processo desenvolvido”, destacou o coordenador interno, responsável pela implantação do sistema no Vieira, Anderson Rafael da Silva.

As apresentações realizadas para os funcionários do Vieira sobre o sistema e a sua metodologia foram feitas pelos facilitadores externos Marcelo Pastre, membro do Colégio Medianeira e Luis Eduardo Soares, do Colégio Loyola.

Segundo Marcelo, o objetivo é fazer com que a escola se aproprie da ferramenta e a partir da metodologia e instrumentos oferecidos seja possível estabelecer o seu próprio processo de qualidade. “Essa é uma ferramenta voltada paras as unidades escolares da FLACSI (Federação das Escolas Latino-americanas da Companhia de Jesus), tendo três conceitos como essenciais: Qualidade, Eficácia Escolar e Aprendizagem Integral”, ressaltou.

A diretora geral do Colégio Antônio Vieira, professora Mariângela Risério, destacou que o Sistema de Qualidade é fundamental para que as escolas jesuítas possam avançar nos processos de ensino e aprendizagem. “Somos nós que vamos trilhar esse caminho juntos. É um trabalho que me entusiasma pelo potencial que possui e pela qualidade que trará para o Vieira. Contamos com a participação de todos nesse processo”, afirmou.

A etapa inicial começou no dia 16 de março, com a apresentação do Sistema de Qualidade à equipe diretiva do Vieira e aos coordenadores dos âmbitos. “Todos os quatro grupos possuem uma forma completa de enxergar e verificar como a escola está nesse momento e onde será necessário executar eventuais melhorias. Eles possuem comissões de trabalho específicas, que vão gerenciar as guias de autoavaliação, formada por indicadores que determinarão o que deve ser avaliado e enxergado dentro da escola até o mês de agosto”, disse o facilitador externo, Luis Eduardo Soares.

 

 

Fonte| Colégio Antônio Vieira