Colégio São Luís promove exposição sobre os índios

Mostra reúne mais de 50 peças de diversas etnias indígenas, além de uma oca em tamanho natural

O Colégio São Luís promove a exposição ‘Todo dia era dia de Índio’, a mostra é uma homenagem ao dia do Índio, comemorado em 19 de abril no Brasil. A exposição, montada em formato de aldeia e com mais de 50 peças de diversas etnias, ocupa um espaço de 40 m², na galeria da instituição.

No espaço, o visitante pode conhecer uma oca em tamanho natural, armas indígenas, utensílios, plumagens e adornos, além de painéis representativos da cultura indígena e três manequins com trajes das tribos pataxó, waiwai e kuikuru. A mostra poderá ser visitada até o dia 13 de maio, das 8h às 20 horas. A entrada é gratuita.

No dia 23 de abril, o Colégio São Luís promoveu uma palestra com Noel Villas Boas, filho de Orlando Villas Boas, renomado indianista responsável pelo contato com várias tribos da região do Xingu em meados dos anos 1950. O pesquisador falou sobre a cultura e costumes indígenas, a luta para a criação do parque do Xingu e a vida dos índios hoje no Brasil.

Os objetos da exposição fazem parte do acervo do Memorial do Colégio São Luís e foram catalogados com o apoio do Museu do Pateo do Collegio, Museu do índio de Embu das Artes, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Universidade de São Paulo), FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e da Reserva Pataxó da Jaqueira (Bahia). 

Segundo o organizador do memorial do Colégio, Antônio de Pádua, a exposição tem como objetivo incentivar a pesquisa e a valorização da cultura indígena. “A ideia é trazer aos nossos alunos uma reflexão sobre a importância dos povos indígenas na história do Brasil e resgatar as manifestações culturais, que tiveram grande influência no nosso país”.         
 

Serviço

Exposição Todo dia era dia de Índio

Quando| De 13 de abril a 13 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 20h

Local| Colégio São Luís

Endereço| Rua Haddock Lobo, 400 – Cerqueira César/ São Paulo (SP)

Entrada Franca

 

Fonte| Colégio São Luís