Alunos do Vieira realizam encenação de Páscoa

Comunidade educativa se emocionou com dramatizações e testemunhos

O Colégio Antônio Vieira promoveu uma celebração de preparação para a Páscoa, que aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no dia 28 de março. Na ocasião, os alunos da 2ª série do Ensino Médio encenaram a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. “Pensamos em trazer uma maneira diferente de apresentar o evangelho, que não fosse simplesmente lido. Nesse momento surgiu a ideia de montarmos a dramatização, assim como os jesuítas fizeram quando vieram evangelizar no Brasil”, explicou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), professor João Ramiro.

Em um gesto de doação e partilha os funcionários do Colégio Antônio Vieira se mobilizaram para doar alimentos direcionados ao projeto ‘Levanta-te e Anda’, que desenvolve um importante trabalho com pessoas que vivem em situação de rua, em Salvador (BA).

O padre Leonel Gomes, que conduziu o início da celebração com a bênção dos ramos e um momento de adoração à Cruz, enfatizou a importância da Campanha da Fraternidade 2015, cujo cartaz traz a foto do Papa Francisco, com o lema ‘Eu vim para servir’. “A nossa experiência como cristãos deve ter esse sentido no nosso cotidiano. Abrir o nosso coração para esse amor que Jesus nos ensinou, um ato de sair de si e acolher o outro”, afirmou.

Segundo a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, professora Mariângela Risério, não é possível separar Jesus da experiência da justiça, fraternidade, solidariedade e da compaixão. “Estar vivo é um grande presente e a Semana Santa deve servir para que possamos recuperar o sentido da nossa vida, saindo da dispersão e vivendo tudo isso que foi dito em profundidade. Desejo que a nossa comunidade educativa possa viver cada vez mais esse mistério luminoso que é a ressurreição”, acrescentou ela.

A diretora também agradeceu aos alunos que participaram da dramatização. O aluno Lucas Nascimento, que integrou o elenco, ficou bastante satisfeito com a apresentação. “Foi um momento muito especial, que exigiu dedicação e sacrifício, mas que valeu muito a pena. Foi uma honra para nós encenar a Paixão de Cristo”, afirmou ele.

O diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, Sérgio Silveira, ressaltou que a celebração expressou um alto nível de envolvimento e de conhecimento dos funcionários. “Essa adesão foi fundamental para colocar todos nós nesse contexto da Semana Santa, mas, acima de tudo, para perceber que nós reconhecemos que a instituição preza por esses valores e que faz com que todos se sintam envolvidos”, completou.

Outro momento marcante da celebração foi a presença de integrantes do projeto ‘Levanta-te e Anda’, que deram testemunhos e mobilizaram os funcionários para a importância de servir ao próximo. “Ao ver todos os educadores presentes, sinto que o que dá sentido à educação inaciana é a Ressurreição de Jesus Cristo. Sem ela, não teríamos esse corpo apostólico e missionário que é a Companhia de Jesus. Outro sentimento que vem à tona é de que vale a pena sermos solidários e compartilhar um pouco daquilo que temos”, afirmou padre Antônio Tabosa.

 

Fonte| Colégio Antônio Vieira