Secretário Mundial para Educação Básica participa de reunião no Rio

Jesuíta participou do 1º encontro da Comissão Organizadora do Congresso Mundial, que será realizado em 2017

O Secretário Mundial para Educação Básica da Companhia de Jesus, padre Jose Alberto Mesa, e os secretários executivos da FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus), Rafael Galaz e Felipe Carrillo, participaram do primeiro encontro da Comissão Organizadora do JESEDU (Congresso Mundial de Delegados para Educação Básica da Companhia de Jesus), nos dias 19 e 20 de março. A reunião foi realizada no escritório central da Rede Jesuíta de Educação no Brasil, localizado no Rio de Janeiro.

O JESEDU, abreviação de Jesuit Education, será organizado por meio de uma parceria do Secretariado de Educação da Companhia de Jesus, da FLACSI e da Rede Jesuíta de Educação do Brasil. A previsão é que o congresso aconteça em outubro de 2017, no Rio de Janeiro. O evento dará seguimento ao Colloquium de Boston de 2012 e ao SIPEI (Seminário Internacional de Pedagogia e Espiritualidade Inacianas) de 2014. O objetivo é problematizar e repensar os paradigmas da educação nos colégios da Companhia de Jesus à luz dos novos desafios atuais. A realização do JESUDU fechará o ciclo iniciado em 2012, em Boston.

Para 2016, está previsto o lançamento de um novo documento que pretende ser um passo além do ‘Características da Educação da Companhia de Jesus’ e do ‘Paradigma Pedagógico Inaciano’, que foram publicados em 1986 e 1993, respectivamente. “O desejo da Companhia de Jesus é manter um ciclo de reflexões e recolhimento de práticas pedagógicas relevantes, para manter-se preparada para responder aos desafios da sociedade atual, qu vive em contínua mudança”, afirmou o padre Mário Sündermann, Delegado para Educação Básica.   

Segundo a Profª. Sônia Magalhães, diretora logística do JESEDU, o evento é um importante passo para a Companhia de Jesus. “O movimento de reflexão sobre a prática que a Companhia de Jesus tem realizado levará, sem dúvida, a um processo de renovação qualificada do trabalho nos colégios. Nas reuniões plenárias do SIPEI, ouviu-se em diferentes idiomas e a partir de realidades diversas uma constante afirmação, que poderia ser resumida assim: temos que vencer o medo e arriscar em movimentos de inovação real, já não podemos continuar fazendo mais do mesmo”, explicou Sônia.

Congresso Mundial

Em 2017, o Congresso Mundial de Delegados para Educação Básica da Companhia de Jesus vai reunir mais de 100 educadores no Centro Cultural João XXIII, no Rio de Janeiro. Estarão presentes no evento delegados para Educação de todas as conferências, lideranças da Companhia de Jesus no mundo e convidados especiais ligados à Educação e a Pedagogia Inaciana. O evento tem como objetivo estreitar as relações da rede global de escolas jesuítas. O intuito é que todos reflitam sobre o novo documento norteador apresentado para que, a partir dele, se estabeleça um planejamento estratégico para os próximos seis anos, a nível mundial.   

 

Fonte| Rede Jesuíta de Educação