ETE FMC promove palestra sobre tendências tecnológicas

Evento aberto ao público apresentou inovações tecnológicas que devem chegar em breve ao mercado

A ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa) promoveu uma série de palestras sobre tendências tecnológicas, o ETE TRENDS, no dia 28 de março. O evento gratuito e aberto ao público apresentou as inovações tecnológicas, que devem chegar em breve ao mercado.

A primeira edição do evento teve como tema Hackeando tendências – tecnologia desmistificada. Um dos palestrantes foi Ralph Peticov, sócio e funcionário número zero da Mandalah, empresa de consultoria que procura levar ideias de novas tecnologias e inovações para dentro de grandes corporações. “A palestra que ministrei sobre tendências apresentou como podemos aplicá-las aos negócios”, explica Peticov.

Nessa mesma linha, outro palestrante, Boo Aguilar, apresentou a realidade virtual por meio de um equipamento exótico. “Levei para minha palestra o Oculus Rift. Esse dispositivo faz com que o usuário consiga imergir no mundo dos jogos, ou seja, em uma realidade virtual.” Com 25 anos de idade, Aguilar já é formado pela Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas do mundo, em Human Computer Interaction e é responsável por protótipos de soluções tecnológicas inovadoras.

Em sua palestra, Aguilar também abordou a realidade aumentada. “Essas tecnologias ainda estão em desenvolvimento. Grandes empresas, como Google, Microsoft e Apple, estão investindo para alcançar o metaverso: espécie de mundo igual ao mostrado no filme Matrix”, explica.

Normalmente, segundo Aguilar, as novas tecnologias costumam afetar muito a vida das pessoas. Por isso, existe grande interesse em conhecer o que há de mais moderno saindo dos grandes laboratórios de desenvolvimento. Boo Aguilar explica, ainda, que esse futuro está próximo e que, com certeza, mudará o cotidiano das pessoas. “Estamos muito próximos de um canvas infinito para nossas mentes, como uma tela em branco, para que os usuários possam interagir livremente”, esclarece.

A 1ª edição do ETE TRENDS foi transmitida ao vivo pelo site da instituição. A ETE FMC é a primeira escola de tecnologia do país. “Por essa referência em inovação, que nos acompanha desde o final dos anos 50, queremos trazer para o cotidiano dos alunos o que há de mais novo no mundo, os lançamentos das grandes empresas e também o que está por vir”, esclarece o diretor geral da ETE, Alexandre Barbosa.

Segundo ele, a intenção é que, nas próximas edições da ProjETE, surjam soluções inspiradas nessas novas tecnologias. “Queremos estar em constante contato com as tendências globais e fazer com que essas palestras inspirem os alunos a produzir protótipos alinhados com o que há de mais moderno”, conclui.

 

Fonte | ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa)