Alunos do Colégio dos Jesuítas participam de projeto da Assembleia Legislativa

Propostas apresentadas pelos estudantes podem se transformar em projetos de lei ou em políticas públicas

Em 2015, 19 alunos do Ensino Médio diurno do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), participam do Parlamento Jovem, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desenvolvido em parceria com Câmaras Municipais e instituições de ensino do estado.

Nessa edição do projeto, estudantes das redes pública e particular de 40 municípios mineiros vão estudar, debater e apresentar propostas de políticas públicas relacionadas ao tema ‘Segurança Pública e Direitos Humanos’. Uma oportunidade para se aprofundarem em temas como política e cidadania, e conhecerem o funcionamento do Estado e do Poder Legislativo.

O sociólogo, coordenador do projeto em Juiz de Fora e servidor do Legislativo Municipal, Sérgio Peres Dutra, explica que o projeto é importante, pois valoriza a participação política e promove a Educação para a Cidadania. “O Parlamento Jovem busca proporcionar aos estudantes um espaço para a reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Estadual, valorizar importância da participação política em uma sociedade democrática e promover a Educação para a Cidadania.”

No dia 20 de março, foi realizada uma cerimônia que marcou o início dos trabalhos da Etapa Municipal do Parlamento Jovem. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora e reuniu cerca de 100 estudantes, de cinco escolas da cidade.

Em agosto, estudantes de sete cidades da Zona da Mata mineira (Espera Feliz, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco) participam da Etapa Regional do projeto e, no início de outubro, jovens de várias regiões do estado vão se reunir na capital para a Etapa Estadual do Parlamento Jovem.

As propostas apresentadas pelos estudantes à Assembleia Legislativa de Minas Gerais podem se transformar em projetos de lei ou em políticas públicas.

 

Fonte| Colégio dos Jesuítas