Vieira adota Sistema de Qualidade na Gestão Escolar

Ferramenta foi desenvolvida pela Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus

No mês de março, o Colégio Antônio Vieira começou a utilizar o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar. A ferramenta foi desenvolvida pela FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus), em 2006. O objetivo é conectar a gestão das escolas em um sistema que permita o acompanhamento integrado dos processos administrativos, acadêmicos e formativos. 

Em 2014, o Sistema começou a ser implantado no Brasil. Os colégios Catarinense, em Florianópolis (SC), São Luís, em São Paulo (SP) e o Diocesano, em Teresina (PI), foram os primeiros a utilizar a ferramenta. Nesse ano, além do Colégio Antônio Vieira, Salvador (BA), o Sistema será implantado nos colégios Medianeira, em Curitiba (PR), e Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ).

“O Sistema de Qualidade na Gestão Escolar permite inicialmente um processo de autoavaliação, que dura de 5 a 6 meses, através de diversos âmbitos e critérios que envolvem a aprendizagem integral. São analisadas as dimensões: Clima escolar; Organização, Estrutura e Recursos; Pedagógico Curricular; Família e Comunidade”, destacou o facilitador externo, Luís Eduardo Soares, membro do Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG), que realizou a apresentação da ferramenta à equipe diretiva do Vieira.

Após essa etapa, no qual é feita uma coleta de evidências de como os processos de ensino-aprendizagem ocorrem, inicia-se o planejamento de melhorias, que dura em torno de dois meses. “A partir dessa estruturação, a instituição passa a ter mais 20 meses para executar os planos propostos. Passado esse período, a FLACSI envia um profissional para avaliar toda a sistemática adotada, estabelecendo um ciclo de sempre avaliar e propor melhorias”, explicou o facilitador externo Marcelo Pastre, do Colégio Medianeira.

A diretora geral do Colégio Antônio Vieira, Prof.ª Mariângela Risério, que já atuou como facilitadora na implantação do sistema ressaltou a importância da instituição estar bem em todos os âmbitos avaliados. “É uma ferramenta construída dentro dos princípios da pedagogia e da espiritualidade inaciana, que conduzem a filosofia de trabalho dos 97 colégios jesuítas existentes na América Latina. É algo que vem ao encontro de uma necessidade que as escolas possuem de trabalharem com indicadores de qualidade, propondo reflexões e traçando novas perspectivas para o nosso trabalho”, afirmou. 

 

 

Fonte| Colégio Antônio Vieira