Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta está em fase de elaboração

Documento subsidiará as unidades de ensino da RJE

Na foto (esq. p/ dir.), Alexandre Barbosa (Diretor geral da ETE/MG), Juliano Tadeu (Coordenador de Formação Cristã do Loyola/MG), PE. Carlos Jahn (Diretor geral Medianeira/PR), Louisa Schroter (Assessora acadêmica do Catarinense/SC), Margareth dos Santos (Diretora acadêmica do Diocesano/PI), Alexandra Gazzinelli (Assessora acadêmica do Loyola/MG), Pe. Mário Sündermann (Delegado para Educação Básica), Ana Loureiro (Diretora acadêmica do Santo Inácio/RJ), Sônia Magalhães (Diretora nomeada do São Luís), Sérgio Silveira (Diretor de Gestão de Pessoas do Antônio Vieira/BA), João Ramiro (Coordenador do SORPA do Antônio Vieira/BA) e Pedro Risaffi (Secretário Executivo da Rede Jesuíta de Educação).

O PEC (Projeto Educativo Comum) da Rede Jesuíta de Educação já está em fase de elaboração. O objetivo desse documento será subsidiar as 17 unidades da rede na revisão e reposicionamento do trabalho apostólico da Companhia de Jesus, na área da Educação Básica. Além disso, o PEC orientará as necessidades de renovação, ajuste e/ou qualificação do que existe atualmente. Uma das tarefas centrais para 2015-2016 é focar na aprendizagem integral.

A dinâmica de construção do PEC envolverá seminários presenciais, discussão nas unidades de ensino e a redação de um documento final, que será amplamente disseminado e discutido. “Ao longo de 2015, vamos promover movimentos de disseminação dos fundamentos, que deverão nortear a reflexão local, regional e nacional. Será um processo desenvolvido em conjunto com os profissionais de cada área. A parceria ajudará na construção de um horizonte da missão educativa da Companhia de Jesus, por meio da reflexão sobre esses elementos a partir das dimensões pedagógica, de formação cristã e administrativa”, explicou padre Mário Sündermann, Delegado da Educação Básica.

Os seminários presenciais serão realizados nos dias 16 e 17 de abril e nos dias 11 e 12 de maio, no Centro Cultural João XXIII, no Rio de Janeiro (RJ). O primeiro encontro é o do PEC Pedagógico, cerca de 90 educadores já se inscreveram. O PEC de Formação Cristã/ Pastoral e o Administrativo, que será em maio, contará com a presença de 100 educadores e profissionais de diferentes serviços dos Colégios. Agora, os participantes dos seminários estão na fase de leitura, reflexão e discussão de textos e materiais de apoio, via plataforma digital.

A preparação, organização e liderança destes seminários está a cargo do Grupo de Trabalho 1, composto por educadores do  Diocesano (PI), Antônio Vieira (BA), Loyola (MG), Santo Inácio (RJ), Medianeira (PR) e Catarinense (SC). Já a sistematização e redação final estará a cargo do Grupo de Trabalho 2, que será formado após a fase dos seminários presenciais.

Em 2012, os trabalhos da Rede Jesuíta de Educação se iniciaram de forma mais intensa, quando a jurisdição da Educação Básica passou ao Provincialado do Brasil. As iniciativas atuais fortalecem o Estatuto da Rede Jesuíta de Educação Básica, aprovado em 2015. Em resumo, o PEC será uma apropriação, nacional e comum, dos recentes desafios apresentados à Educação Básica pelo Secretariado Mundial da Educação, pela FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus) e pelo SIPEI (Seminário de Pedagogia e Espiritualidade Inaciana).

 

Fonte| Rede Jesuíta de Educação