Feira Orgânica

Iniciativa do Colégio Medianeira promove a alimentação saudável

O Colégio Medianeira promove uma feira orgânica dentro da instituição. O primeiro contato com o tema aconteceu em 2011, quando Adair Souza (foto), produtor de alimentos orgânicos, veio conversar com os alunos sobre esse tipo de alimento. Após essa palestra, a professora de Biologia Nicole Witt, em parceria com as educadoras da Educação Fundamental, organizou um projeto que tinha como intuito trazer a discussão para a sala de aula. Foi desse modo que a Feira Orgânica do seu Adair começou a ser uma estratégia pedagógica.

Atualmente, a Feira Orgânica é realizada as quartas-feiras e toda a comunidade educativa se beneficia da iniciativa. O movimento de pais e educadores é grande na Feira. Para Liliane Grein, designer gráfica do Colégio Medianeira, “é uma vantagem ter onde comprar alimentos de qualidade sem sair do ambiente de trabalho”, comenta.

Desde 2012, a Feira Orgânica passou a fazer parte do planejamento anual. Nicole Witt explica que a disciplina de matemática, por exemplo, se valeu da feira para aulas práticas. “Os alunos trouxeram moedas de casa e vivenciaram todo o processo de compra, desde escolher a fruta até a realização do pagamento”, conta.

Para Adair, estar inserido no ambiente escolar é muito gratificante, pois ele percebe que uma mudança estrutural só pode ser feita por meio das crianças. “No dia em que venho ao Colégio com os alimentos orgânicos, os pequenos deixam o lanche da cantina de lado para comer uma fruta na hora do intervalo”, afirma. De acordo com seu Adair, as crianças precisam ser incentivadas a consumir legumes e verduras e o Colégio está ajudando nesse processo.

Fonte | Colégio Medianeira