Jovens participam de Mochilaço no Espírito Santo

Experiência foi uma das atividades do projeto Missão de Férias da Companhia de Jesus

Entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, jovens de diversas partes do Brasil participaram do Mochilaço, em Anchieta (ES). A experiência foi uma das atividades do projeto Missão de Férias da Companhia de Jesus, realizado entre dezembro e janeiro. A iniciativa possibilitou aos participantes conhecer um pouco mais sobre os Exercícios Espirituais e a vida de Santo Inácio de Loyola.

A atividade reuniu cerca de 40 pessoas do Ceará, de Minas Gerais, do Paraná, da Bahia, da Paraíba, de Pernambuco e do Espírito Santo. O evento uniu fé, cultura e turismo, e os peregrinos seguiram a trilha ‘Os Passos dos Imigrantes’. O trajeto de 40 Km é um evento organizado anualmente, durante a Festa da Imigração Italiana de Alto Pongal, e tem como finalidade o resgate da história dos imigrantes que percorreram a região.

No Mochilaço, os jovens passaram pelas comunidades de Alto Pongal, onde foi realizada a missa de acolhida e a Vigília, Dois Irmãos e Simpatia, e pela comunidade de Emboacica e São Mateus. No último dia da peregrinação, a juventude seguiu pela região de Itapeuna e Arera. A atividade foi encerrada no Santuário de Anchieta, na capela da relíquia do peregrino José de Anchieta, onde foi celebrada a missa de encerramento da experiência.

Para Marco Venâncio Fraga, o Mochilaço superou expectativas. “É mais do que uma caminhada, é uma missão, uma verdadeira peregrinação! Essa experiência superou todas as minhas expectativas. Nesses dias, eu vivi para Deus, às vezes andava sozinho, depois andava acompanhado, mas sempre tive certeza de estar junto e em comunhão com Deus e com pessoas especiais”, disse o jovem.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora da Assunção