Papa Francisco é indicado ao Nobel da Paz

Pontífice foi um dos escolhidos por estimular a justiça social e o cuidado com o meio ambiente

O Papa Francisco é um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2015, a premiação é um reconhecimento aos esforços de pessoas ou organizações que estão envolvidas na resolução de problemas. O jornal russo Novaya Gazeta, crítico de Vladimir Putin – presidente da Rússia, Edward Snowden, ex-agente da CIA, e o padre Mussie Zerai, que ajuda imigrantes africanos, também foram indicados ao Nobel da Paz.

Segundo a agência de notícias Reuters, milhares de pessoas, incluindo membros do Parlamento da Noruega, fazem as indicações todos os anos. Em 2015, o prazo se encerrou no dia 1º de fevereiro e o prêmio de US$ 1,2 milhão deve ser anunciado em outubro.

Apesar de o Instituto Norueguês do Nobel não divulgar o nomes dos concorrentes, especialistas do país compilam e analisam a lista. Segundo eles, o Papa Francisco foi indicado por estimular a justiça social e o cuidado com o meio ambiente.

Em 2014, o pontífice também foi indicado ao Prêmio, que, na ocasião, foi conquistado pelo indiano Kailash Satyarthi e pela paquistanesa Malala Yousafzay. Para o diretor do Instituto de pesquisas da Paz, em Oslo, Kristian Berg Harpviken, Franciso foi indicado no ano passado por chamar a atenção da opinião púbica sobre temas importantes, como a pobreza e a necessidade de uma nova visão sobre a redistribuição econômica.

 

Fonte | www.portalimprensa.com.br/ G1/ www.news.va

Foto | L’Osservatore Romano