Equipamento para colheita de açaí é destaque entre projetos da FEI

Alunos também apresentaram equipamento para separação dos frutos de café gourmet

No dia 12 dezembro, os alunos da FEI apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, na 35ª Expo MecPlena, no Campus São Bernardo do Campo. Um equipamento para a colheita do açaí foi um dos destaques. A máquina, desenvolvida por alunos do curso de Engenharia Mecânica, pode colher o fruto em menos tempo, livrando, assim os colhedores do risco de queda. Atualmente, a colheita do açaí é feita manualmente e exige muita força e posturas incômodas para subir em palmeiras, que podem chegar até 15 metros de altura.

Com o novo equipamento, o açaí é colhido por meio de um mecanismo de subida e descida da palmeira. Uma eletrosserra, capaz de girar 360°, faz o corte dos cachos de frutos, presos por todo o diâmetro da árvore, que cairão em uma lona localizada bem abaixo da base giratória. Inédito no mercado brasileiro, o equipamento é semimecanizado, sendo conduzido e controlado por um operador em solo.

Mais de 10 projetos foram apresentados no evento, entre eles está um equipamento para separação dos frutos verdes e frutos cerejas (maduros) do café, antes da secagem. Uma saca que contenha apenas frutos cerejas, não descascados, pode resultar em aumento em torno de 30% no valor da saca, pois podem gerar uma bebida com mais qualidade, o chamado café gourmet.

Outro destaque é um equipamento para extração de látex das seringueiras, hoje executada de forma manual e com dificuldade em encontrar mão de obra para este trabalho, que requer pessoal capacitado e precisão técnica. Com o equipamento, é possível sangrar mais árvores em um mesmo período de tempo, aumentando a coleta total do seringal. Também inédito no mercado brasileiro, o equipamento tem formato cilíndrico capaz de envolver a árvore e uma guia integrada a uma fresa (ferramenta de corte lateral), que permite a realização da sangria.

A Expo MecPlena ocorre no mesmo período das exposições das demais modalidades da Engenharia (Civil, Elétrica, Química, Mecânica Automobilística, Produção e de Materiais), de Ciência da Computação e Administração. Os projetos oferecem soluções que podem ser aplicadas ao dia a dia.

 

Fonte: FEI