Voluntários do VOJAM participam de eventos

Ações foram promovidas pela Cáritas de Manaus

Os voluntários do Programa VOJAM (Voluntariado Jesuíta na Amazônia) participaram de dois eventos promovidos pela Cáritas da Arquidiocese de Manaus, entre os dias 6 e 7 de novembro. O primeiro foi um seminário com o tema ‘Uma Família Humana, Pão e Justiça para todas as Pessoas’. O segundo foi a I Feira Regional de Economia Solidária.

Diversos participantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas (Coari, Humaitá, Manaus, Tabatinga e Tefé), Roraima e Rondônia, prestigiaram o evento. Do VOJAM, participaram os voluntários Amanda Mila Zuñiga,  Isa Afonso e Fede Gerona.

Para a chilena Mila Zuñiga, voluntária do PEC (Projeto Educação e Cidadania) e da Pastoral dos Migrantes, o evento foi muito importante. “Essa troca de experiências é muito linda, pois a gente tem espaço para saber o que está acontecendo com os povos da Amazônia. Aqui, adquiri uma visão diferente do trabalho que realizo”, afirmou.

Segundo a espanhola Isa Afonso, voluntária no projeto Pro-Haiti, o seminário e a Feira contribuíram para o crescimento do trabalho com os haitianos.  Já para o espanhol Fede Gerona, voluntário no projeto Pro-Haiti, o que mais chamou atenção durante as palestras foi a exposição de Ivo Poletto, filósofo, teólogo, educador popular e assessor de pastorais e movimentos sociais. “Acho que é uma pessoa com as ideias claras, que fala muito bem e sabe transmitir ao público o que ele quer. Explicou, de forma fácil e clara, o problema da exploração e destruição da selva amazônica e também do maltrato aos povos indígenas”, ressaltou.