Colégio Anchieta promove iniciativa sustentável

Pais e alunos participaram de coleta de lixo reciclável em Nova Friburgo (RJ)

O Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ), em parceria com projeto piloto Energisa Cidadã, promoveu uma coleta de lixo reciclável, em novembro. A iniciativa, que contou com a participação de pais e alunos, teve como intuito reverter o valor arrecadado como bônus na conta de luz da Creche São José, localizada em Nova Friburgo.

O engajamento dos alunos com a iniciativa começou nas aulas de Ciências, por meio do estudo do meio ambiente e da importância da redução lixo do produzido. Dessa forma, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se interessaram pela coleta de lixo reciclável e começaram a envolver os pais na iniciativa.

“Essa ação foi interessante, porque os alunos já estavam vivenciando as questões do lixo de diversas maneiras. Eles ficaram muito mobilizados. E, nesse mesmo momento, a Energisa nos sugeriu essa parceria, que foi uma ótima coincidência”, conta Catarina Wermelinger, professora do Colégio Anchieta.

Na escola, os pais participaram de uma oficina, onde vivenciaram o reaproveitamento de vários materiais que iriam para o lixo e que foram transformados em algo útil: vassouras de pet, vasos para cultivos de temperos e de flores, brinquedos e outros objetos. “Uma maneira criativa e ecológica de diminuir a produção de lixo”, resume Catarina.

Fonte: Colégio Anchieta (RJ)